Uma rede de pet shops maranhense ambiciona a expansão nacional em quatro anos. Presente atualmente em quatro estados, a Terra Zoo prevê chegar a 50 pontos de venda nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A empresa mantém atualmente 18 lojas físicas no Maranhão e também no Pará, Piauí e Tocantins. Além dos pontos de venda, administra uma franquia e uma loja da Lynkz e distribuidora que atende o público B2B no seu estado natal. Foi fundada em 2006, mas sua história remonta há mais de 40 anos e simboliza o espírito empreendedor do brasileiro.
O casal Manoel e Raimunda Vieira Brasil, oriundos de famílias humildes do Nordeste, fixaram-se em São Luís (MA) no fim dos anos 1970, para gerenciar uma rede de lojas de móveis e eletrodomésticos. Em 1980, inauguraram a Casa do Fazendeiro, um pequeno mercado voltado para a agropecuária no centro da cidade. O filho do casal, Márcio Vieira Brasil, passou a se envolver nos negócios ainda criança e, na adolescência, trabalhava como vendedor durante as férias escolares para ganhar comissão.
Em 1992, quando ingressou na faculdade de Direito, Márcio assumiu um papel mais ativo no negócio da família e, ao longo dos anos, vislumbrou no mercado pet um novo horizonte para os negócios. “O setor estava crescendo e a marca Casa do Fazendeiro já não fazia mais sentido. Precisávamos de um nome que englobasse os segmentos agro, pet e jardinagem”, conta o atual diretor de negócios da varejista, em entrevista exclusiva ao Panorama PetVet.
Em 2006 surgia a Terra Zoo, que oferece produtos para pets, jardinagem, agropecuária e camping. Os serviços incluem banho e tosa e clínica veterinária. Segundo ele, hoje, o segmento pet é o carro-chefe da empresa, com 65% do volume das vendas.
“Nossa proposta é que as lojas sejam um centro de experiência e não apenas de compras. Os tutores podem levar seus bichinhos para brincar no pet parque, dar banho e tosa e até comemorar o aniversário num ambiente adequado. Também promovemos eventos e encontros, acreditando na socialização entre os donos de animais”, explica.
Expansão territorial sempre foi o foco da rede de pet shops
Em 2015, a rede de pet shops somava quatro unidades na capital maranhense, mas mirava um salto. “Havia espaço para difundir esse modelo em outros estados, mas precisávamos de recursos externos”, lembra. Em 2022, já com 11 lojas, a empresa firmou parceria com o fundo de private equity Crescera Capital, gestora com sede em São Paulo e que administra uma carteira avaliada em R$ 4,3 bilhões.
Mas foi ainda durante a pandemia de Covid-19 que o negócio deslanchou. Márcio acredita que isso se deve ao crescente reconhecimento dos pets como membros da família e ao aumento do interesse em jardinagem, à medida que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e a cuidar melhor do ambiente doméstico.
Em menos de dois anos, fincou bandeira no Piauí, em Tocantins e, neste mês de julho, estreou em Belém (PA). A operação paraense deverá ganhar uma segunda loja em setembro, na cidade de Marabá.
Hoje, um dos principais desafios da Terra Zoo é a logística. Segundo Márcio, o centro de distribuição da empresa em São Luís tem estrutura suficiente para atender a região, mas a ideia é abrir outros CDs à medida que as lojas se afastam da base.
Gentileza gera gentileza
Para manter um relacionamento próximo e engajado com os clientes, Márcio diz que a fidelização não se limita aos clientes, mas também abrange os colaboradores. “Prezamos por relações de longo prazo e investimos num ambiente descontraído e leve para trabalhar, pois acreditamos que pessoas bem tratadas tratam bem outras pessoas”. A empresa ainda aprimora o atendimento com base nos feedbacks de quem compra seus serviços e produtos e investe em tecnologia para melhorar a performance.
“Nosso novo sistema de CRM, por exemplo, ajuda a identificar clientes recorrentes e fiéis, recompensando-os com descontos, cashback ou benefícios exclusivos e personalizados”, acrescenta. Presente no digital desde 2015, a Terra Zoo destina uma parte significativa de seu orçamento para esse canal. Inclusive, em setembro, será lançada uma nova versão do aplicativo, visando melhorar a usabilidade e a agilidade para os clientes.
Legado dos pais
Antes de se aposentar, o pai de Márcio fundou a Quixaba, especializada em jardinagem, que foi adquirida pela Terra Zoo em 2017, formando um único grupo. Manoel, 93, e Raimunda, 83, não estão mais na operação, mas atuam como conselheiros. “Afinal, reconhecemos a importância da experiência e dos valores que eles representam”, finaliza.