Um banho e tosa para pets cresceu na zona norte da capital paulista e, após pouco mais de uma década, já soma faturamento milionário. Agora, o Espaço Vet Pet projeta avançar com a formação de uma rede de franquias.
Segundo informações da Exame, a empresa passou a agregar outros serviços para animais de estimação, incluindo clínica veterinária, creche, hotel, transporte pet e comercialização de alimentos 100% naturais. Além de atuar em Pirituba, seu primeiro endereço, mantém mais um estabelecimento no bairro paulistano do Jaraguá, também na região norte.
A trajetória de Bruno Sérgio como empreendedor no setor pet começou há 11 anos, quando ele e sua então namorada enfrentavam dificuldades para encontrar emprego. Surgiu, então, a oportunidade de trabalhar em um pet shop no bairro de Pirituba, para reativar a estação de banho e tosa.
“Nos primeiros meses, o dinheiro recebido foi reinvestido no próprio negócio”, relembra o empresário. Após seis meses, a unidade de banho e tosa já faturava mais de R$ 10 mil mensais. O negócio continuou sem a participação do veterinário que inicialmente ofereceu a parceria. Posteriormente, Bruno comprou a parte da ex-namorada e tornou-se o único dono.
Atualmente, a empresa conta com 12 colaboradores em um prédio de três andares e 350 m2. Em 2023, a receita totalizou R$ 1,8 milhão e projeta superar R$ 2 milhões até o fim do ano.
De banho e tosa a centro de capacitação para profissionais do setor
Também são oferecidos cursos de capacitação. Estão disponíveis mentorias para banhistas, tosadores, monitores de creche, adestradores iniciantes e intermediários, além de gestão de pet shop e pet care. A ideia é disponibilizar ainda um curso de fabricação de alimentos naturais. Os cursos costumam durar 20 dias cada e a empresa forma, em média, 25 alunos.
Negócio planeja ter franquias como estratégia de expansão
Assim como muitos empreendedores, Sérgio enfrentou dificuldades financeiras durante a pandemia. Foi nesta época que ele conheceu o fundo Estímulo e solicitou um crédito de R$ 50 mil. Já em 2024, o empreendedor recorreu a um novo empréstimo, no valor de R$ 75 mil, para usar como capital de giro e aumentar a capacidade operacional. Parte do recurso também será destinada à estruturação da operação de franquias.
A meta é comercializar de três a quatro lojas até dezembro. A rede planeja trabalhar com um formato modular, por meio do qual os franqueados poderão optar pela oferta integral ou parcial dos serviços atualmente disponibilizados.