Amazon Animal Food desbrava mercado na maior região do país

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

AMAZON ANIMAL FOOD
Bruno Nóbrega, diretor da Amazon Animal Food | Foto: Divulgação

* Márcia Arbache, especial para o Panorama PetVet

A distribuidora Amazon Animal Food, de Manaus (AM), iniciou as atividades em 2019. O diretor da empresa Bruno Nóbrega já acumulava experiência no setor, pois havia trabalhado com o pai, durante anos, em outra distribuidora, a Royal Pet Center. Ali passou por diversas áreas – administrativa, de logística e comercial.

Mas foi com essa última que Bruno mais se identificou e tomou a decisão de abrir seu próprio negócio. Em princípio, a Amazon Animal Food participava apenas de licitações. “No decorrer do tempo, percebemos que dispúnhamos de algumas marcas de qualidade e que poderíamos agregar mais produtos, expandindo nosso portfólio e abandonando os pregões”, comenta.

Hoje, a Amazon distribui medicamentos, suplementos, petiscos, ração úmida, instrumentos e artigos de embelezamento (grooming) e banho/tosa, totalizando cerca de 360 SKUs, com foco em produtos exclusivos. Entre os oito laboratórios parceiros, o principal é o Ourofino, que fornece, por exemplo, kits de diagnóstico rápido para, entre outras doenças, erliquiose, infecção transmitida por carrapatos.

Na linha de petiscos funcionais, a marca Hana é indicada para cães com necessidades especiais. São diversos snacks – hipoalergênicos, calmantes, dental care e ainda um específico com baixo teor de proteína e sódio para os que têm problemas renais. Do mesmo fabricante, os gatos contam com o aperitivo Tastefull, nos sabores carne e frango e, para os bichanos com gosto mais refinado, frutos do mar e salmão.

Amazon Animal Food mira extremo norte do país

A clientela da Amazon Animal Food é formada por aproximadamente 300 clínicas veterinárias, pet shops e criadores de cães e gatos, na capital Manaus e parte dos municípios do Estado. Uma peculiaridade da região são as grandes distâncias a serem vencidas. Das 62 cidades, conta Bruno, em apenas oito se chega via rodovia. As entregas são feitas basicamente via aérea ou fluvial, em barcos e lanchas. Em algumas localidades, são até 15 dias para alcançar o destino.

Bruno acrescenta que não é possível cobrir todo o Estado, mesmo porque há municípios em que não existe um circuito especializado do setor pet. Com experiência prévia nesse mercado, inicialmente o primeiro contato com potenciais clientes era feito por meio de ligações telefônicas e mensagens. Posteriormente, visitas pontuais reforçavam a estratégia.

Com 40% de market share no nicho de medicamentos, o carro-chefe da empresa, e faturamento que cresce 20% a cada ano, a Amazon faz planos para o futuro. A abertura de um filial em Boa Vista, Roraima, para pronta entrega, está no radar. A distribuidora já havia atendido a região, mas questão do transporte é sempre um desafio.

Embora haja uma ligação rodoviária para a capital, é alto o custo de colocar mercadoria por lá. “No período da seca dos rios, a carga máxima das embarcações é reduzida à metade, o que acaba elevando o preço de tudo, inclusive do frete”, ressalta

Estudo de um banco privado indica que Roraima será, este ano, o campeão nacional de elevação do PIB, na faixa de 4,3%. O destaque é a produção de grãos – arroz, milho e soja – cujo cultivo vem atraindo investidores e mão de obra do Sul e Sudeste.

Amazon Animal Food
Fundação: 2019
Estrutura: CD de 120 m² em Manaus (AM)
Total de SKUs: 360
Capilaridade: 300 clínicas veterinárias, pet shops e criadores de cães e gatos

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS