* Márcia Arbache, especial para o Panorama PetVet
A distribuidora Amazon Animal Food, de Manaus (AM), iniciou as atividades em 2019. O diretor da empresa Bruno Nóbrega já acumulava experiência no setor, pois havia trabalhado com o pai, durante anos, em outra distribuidora, a Royal Pet Center. Ali passou por diversas áreas – administrativa, de logística e comercial.
Mas foi com essa última que Bruno mais se identificou e tomou a decisão de abrir seu próprio negócio. Em princípio, a Amazon Animal Food participava apenas de licitações. “No decorrer do tempo, percebemos que dispúnhamos de algumas marcas de qualidade e que poderíamos agregar mais produtos, expandindo nosso portfólio e abandonando os pregões”, comenta.
Hoje, a Amazon distribui medicamentos, suplementos, petiscos, ração úmida, instrumentos e artigos de embelezamento (grooming) e banho/tosa, totalizando cerca de 360 SKUs, com foco em produtos exclusivos. Entre os oito laboratórios parceiros, o principal é o Ourofino, que fornece, por exemplo, kits de diagnóstico rápido para, entre outras doenças, erliquiose, infecção transmitida por carrapatos.
Na linha de petiscos funcionais, a marca Hana é indicada para cães com necessidades especiais. São diversos snacks – hipoalergênicos, calmantes, dental care e ainda um específico com baixo teor de proteína e sódio para os que têm problemas renais. Do mesmo fabricante, os gatos contam com o aperitivo Tastefull, nos sabores carne e frango e, para os bichanos com gosto mais refinado, frutos do mar e salmão.
Amazon Animal Food mira extremo norte do país
A clientela da Amazon Animal Food é formada por aproximadamente 300 clínicas veterinárias, pet shops e criadores de cães e gatos, na capital Manaus e parte dos municípios do Estado. Uma peculiaridade da região são as grandes distâncias a serem vencidas. Das 62 cidades, conta Bruno, em apenas oito se chega via rodovia. As entregas são feitas basicamente via aérea ou fluvial, em barcos e lanchas. Em algumas localidades, são até 15 dias para alcançar o destino.
Bruno acrescenta que não é possível cobrir todo o Estado, mesmo porque há municípios em que não existe um circuito especializado do setor pet. Com experiência prévia nesse mercado, inicialmente o primeiro contato com potenciais clientes era feito por meio de ligações telefônicas e mensagens. Posteriormente, visitas pontuais reforçavam a estratégia.
Com 40% de market share no nicho de medicamentos, o carro-chefe da empresa, e faturamento que cresce 20% a cada ano, a Amazon faz planos para o futuro. A abertura de um filial em Boa Vista, Roraima, para pronta entrega, está no radar. A distribuidora já havia atendido a região, mas questão do transporte é sempre um desafio.
Embora haja uma ligação rodoviária para a capital, é alto o custo de colocar mercadoria por lá. “No período da seca dos rios, a carga máxima das embarcações é reduzida à metade, o que acaba elevando o preço de tudo, inclusive do frete”, ressalta
Estudo de um banco privado indica que Roraima será, este ano, o campeão nacional de elevação do PIB, na faixa de 4,3%. O destaque é a produção de grãos – arroz, milho e soja – cujo cultivo vem atraindo investidores e mão de obra do Sul e Sudeste.
Amazon Animal Food Fundação: 2019 Estrutura: CD de 120 m² em Manaus (AM) Total de SKUs: 360 Capilaridade: 300 clínicas veterinárias, pet shops e criadores de cães e gatos |