O varejo pet é a nova menina dos olhos do grupo português Sonae. Por meio da aquisição de duas redes, a holding multimercados já controla quase 400 pet shops na Europa, com foco em regiões com maior demanda reprimida. A companhia detém 66 marcas atuantes em mais de 70 países, em setores como o imobiliário, de telecomunicações e serviços financeiros. No Brasil, sua subsidiária Sonae Sierra fundiu-se com a Aliansce e forma a maior empresa em número de shopping centers do país – 39.
A Sonae vem diversificando cada vez mais seus investimentos com o objetivo de reforçar a estratégia de internacionalização. Nos últimos 12 meses o investimento consolidado somou o volume recorde de € 1,6 bilhão (cerca de R$ 10 bi), compreendendo expansão orgânica, parcerias e aquisições estratégicas. A mais recente operação envolveu a Musti, líder do setor pet nos países nórdicos.
A Sonae havia comprado, em março passado, 80% do capital da empresa finlandesa, por cerca de € 700 milhões (R$ 4,3 bi), operação considerada uma das maiores do grupo português. A Musti atende 1,5 milhão de clientes na Finlândia, Suécia e Noruega, com uma rede de 342 lojas e 1.600 colaboradores. Em 2023, registrou vendas líquidas de € 426 milhões (cerca de R$ 2,6 bi).
Compra da PetCity abre caminho para novas aquisições
O robusto desempenho do braço varejista do grupo, aliás, teve a contribuição da Musti que, em outubro, anunciou um acordo de aquisição da PetCity, maior rede de pet shops dos países bálticos, avaliado em € 18 mi (R$ 112 mi). A PetCity surgiu em 2012, na Estônia e opera também na Letônia e Lituânia, com um total de 46 lojas, 16 clínicas e uma plataforma online.
Entre os serviços oferecidos estão pet care, hotel, seguro, treinamento para animais de estimação e tutores. O faturamento, em 2023, foi de € 31,5 mi (R$ 198 mi). A empresa tem 472 funcionários. Com isso, o grupo Sonae expandiu a seis países sua atuação no mercado de mascotes do norte da Europa.
Em comunicado à imprensa, a CEO do grupo, Claudia Azevedo, destacou que a aquisição da PetCity é o primeiro passo para novas geografias e no posicionamento da empresa como uma plataforma de crescimento no dinâmico setor de cuidados para animais de estimação. A Sonae também já havia fortalecido sua marca Zu, de varejo pet online, ao adquirir, em julho, sete lojas da concorrente PetOutlet, nas cidades de Lisboa, Porto, Espinho, Aveiro e Almada.
Musti Group Oyj Fundação: 1988 Sede: Finlândia Vendas líquidas em 2023: € 426 milhões (R$ 2,6 bilhões) Número de unidades: 342 lojas (Finlândia, Suécia e Noruega) Número de colaboradores: 1.600 |
PetCity Fundação: 2012 Sede: Estônia Faturamento em 2023: € 31,5 milhões (R$ 198 milhões) Número de unidades: 46 lojas e 16 clínicas (Estônia, Letônia e Lituânia) Número de colaboradores: 472 |