Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioMercado
Mercado

Quatro entre 10 tutores compram produtos para pets na loja física

Pesquisa revela jornada de compra do consumidor brasileiro em pet shops

Júlia Arbex
Por Júlia Arbex
29 de novembro de 2024
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram
    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
    Participe
    PRODUTOS PARA PETS
    Foto: Freeík

    No Brasil, a compra de produtos para pets é concentrada principalmente em lojas físicas. Segundo a pesquisa Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – Foco em Pet Shops, conduzida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto QualiBest, quatro em cada dez tutores optam pela ida aos estabelecimentos, 25% afirmam alternar entre o físico e o online, e 22% compram mais no PDV.

    “Os pet shops têm uma vocação de conveniência e proximidade, e esse é um ativo que pode ser bem trabalhado pelas empresas em uma jornada omnichannel”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.

    Já 11% preferem e-commerces e marketplaces, enquanto apenas 4% realizam a maioria das compras em canais online. “O próximo passo é integrar a experiência digital com o calor humano das lojas físicas para atender os clientes da melhor maneira”, acrescenta.

    Onde os tutores compram produtos para pets

    PRODUTOS PARA PETS
    Fonte: SBVC e Instituto QualiBest

    A pesquisa revela ainda que 62% dos consumidores escolhem pet shops de bairro para comprar alimentos, medicamentos, itens de higiene, brinquedos e acessórios. Supermercados e atacarejos aparecem em seguida, com 53% da preferência, enquanto 46% optam por grandes redes de pet shops. Já os canais digitais, como marketplaces (37%) e e-commerces especializados (34%), estão conquistando cada vez mais espaço. Redes sociais são utilizadas por somente 13% dos entrevistados para compras de produtos pet.

    Meio de pagamento mais utilizado em compras para pets

    modelo panorama petvet 31
    Fonte: SBVC e Instituto QualiBest

    No entanto, por mais que o principal formato de loja utilizada para fazer as compras de produtos para pet sejam lojas de bairro, a satisfação com as compras é maior no online.

    Consumidores contentes com as compras

    modelo panorama petvet 32
    Fonte: SBVC e Instituto QualiBest

    Tutores brasileiros compram produtos para pets por impulso

    Outro dado que ajuda a compreender a jornada de compra do consumidor brasileiro é que 4 em cada 10 tutores realizam compras por impulso com frequência ou eventualmente. Entre eles, 63% afirmam que as promoções são o principal motivo para esse comportamento.

    Quando os tutores compram por impulso

    modelo panorama petvet 34
    Fonte: SBVC e Instituto QualiBest

    Perfil dos tutores que foram entrevistados

    modelo panorama petvet 35
    Fonte: SBVC e Instituto QualiBest

    Animal de estimação dos entrevistados

    modelo panorama petvet 36
    Fonte: SBVC e Instituto QualiBest

    Faixa etária dos entrevistados

    modelo panorama petvet 37
    Fonte: SBVC e Instituto QualiBest

    Classes sociais

    modelo panorama petvet 38
    Fonte: SBVC/Instituto QualiBest

    O estudo entrevistou 711 tutores, entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024, nas regiões Sul (17%), Sudeste (40%), Centro-Oeste (8%), Nordeste (29% e Norte (7%). Veja a íntegra do documento aqui.

     

    • Tags
    • animais de estimação
    • Consumo
    • destaque
    • Mercado Pet
    • Ultimas
    • Varejo
    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Posso ter um axolote como animal de estimação?
      Próximo artigo
      Afinal, governo criou imposto sobre pets?

      Mais lidas

      Pet Food

      Tecnologia eleva padrão da Brazilian Pet Foods no setor de pet food

      Equipamentos

      Tesouras sob medida para tosadores

      Serviços

      Dia Mundial de Combate às Zoonoses: como prevenir essas doenças?

      Carreira

      Contratações para auxiliar de veterinário aumentam no setor

      Cannabis

      Estudo brasileiro aponta eficácia da cannabis em pets

      Carregar mais

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Tesouras sob medida para tosadores

      Equipamentos 7 de julho de 2025

      Tecnologia eleva padrão da Brazilian Pet Foods no setor de pet food

      Pet Food 7 de julho de 2025

      Dia Mundial de Combate às Zoonoses: como prevenir essas doenças?

      Serviços 6 de julho de 2025

      Estudo brasileiro aponta eficácia da cannabis em pets

      Cannabis 5 de julho de 2025

      São Paulo recebe 1º festival pet neste fim de semana

      Serviços 4 de julho de 2025

      Suplementos minerais para cães e gatos

      Suplementos 4 de julho de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte