Antes de ter um coelho de estimação, é importante conhecer as doenças mais comuns na vida dessas fofuras. Entre elas, está a sarna, zoonose dermatológica causada por ácaros bastante comum e contagiosa. A seguir, saiba tudo sobre a doença.
Tipos de sarna em coelhos
Segundo a Cobasi, no caso dos coelhos, existem dois tipos de sarna: a que atinge os ouvidos e as orelhas e a que afeta o corpo inteiro.
Sarna auricular
Esse tipo de sarna atinge as orelhas do animal. Seu coelho está com coceira no ouvido ou inquietação? Ele pode estar com sarna auricular. Além disso, é comum que escamas se formem no fundo do ouvido, numa coloração branca acinzentada, e a região fique com um forte odor.
Essa condição pode causar graves problemas como infecção de ouvido, rompimento do tímpano e até otite.
Sarna sarcóptica
Esse tipo de sarna também é conhecido como escabiose, que pode acometer outros animais. Altamente contagiosa, essa doença costuma se alastrar por todo o corpo, causando perda de pelos, coceira intensa, infecções secundárias, formação de crostas e apatia.
Sarna notoédrica
Zoonose conhecida como sarna felina, que apesar do nome, também pode acometer coelhos. É altamente contagiosa, podendo causar lesões (crostas e feridas) na face, orelhas e em regiões de pele mais fina.
Como prevenir?
Todos os coelhos podem ser infectados por ácaros, mas algumas ações podem ajudar a proteger a saúde do pet e, de quebra, de toda a família.
- Mantenha o ambiente sempre limpo e higienizado;
- Leve o coelho para check-ups em veterinários especializados;
- Verifique a pele do animal diariamente para identificar possíveis doenças;
- Evite que o coelho fique molhado;
- Garanta uma dieta balanceada;
- Realize a manutenção regular dos espaços que o dentuço defeca;
- Quando escová-lo, retire os restos de pelos presentes na escova.