
Levar o animal de estimação ao veterinário para realizar consultas e receber instruções adequadas é uma das maiores provas de amor que um tutor pode dar ao seu pet. Isso porque essas visitas regulares permitem a prevenção e o diagnóstico antecipado de doenças que podem prejudicar a qualidade de vida do bichinho.
Mas a pergunta que fica é: quando que eu dejo levar meu peludo ao veterinário? A seguir, o Panorama PetVet tira todas as suas dúvidas sobre o tema.
Quando levar o animal de estimação ao veterinário?
De acordo com o portal Vida de Bicho, a médica veterinária Juliana Pereira explica que o acompanhamento regular é a melhor forma de evitar que as doenças evoluam, já que podem ser detectadas ainda na fase inicial.
“Quando realizamos a avaliação periodicamente, conseguimos ter uma noção se há algo errado antecipadamente. Ainda que seja uma patologia crônica, ou seja, que não têm cura, é possível retardar a evolução. Quanto antes temos o diagnóstico, mais cedo podemos pensar em estratégias de intervenção e conseguir uma resposta mais efetiva do animal”, diz.
A veterinária Michelle Arzua aconselha que, além de visitas periódicas, o tutor deve dar preferência a um único especialista. Dessa forma, o profissional acompanhará o animal por mais tempo e entenderá quais são as necessidades do peludo.
“É importante que o médico saiba quais vacinas o paciente tomou, como é o quadro clínico dele e seu comportamento usual. Assim, se encontrada alguma alteração na visita periódica, o pet pode ser encaminhado para um especialista para seguir com o acompanhamento adequado”, explica.
Meu pet precisa ir ao veterinário mensalmente?
A periodicidade das consultas vai depender da realidade do pet. Por regra, filhotes devem ir ao médico veterinário uma vez por mês, para finalizar o calendário de vacinação e avaliar seu desenvolvimento. Já os pets adultos saudáveis precisam realizar check-ups uma vez ao ano. No caso dos idosos, se não houver complicações, as consultas podem ser a cada seis meses.