As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Dicas para deixar seu pet confortável no veterinário

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Pet confortável
Foto: Freepik

Para muitos tutores de animais de estimação, a simples ideia de levar o pet ao médico veterinário já é estressante, principalmente devido à ansiedade que o bichinho pode sentir durante a visita. A seguir, damos orientações para deixar seu pet confortável durante a visita ao profissional de confiança.

Dicas de como deixar o pet confortável no veterinário

Muito animaizinhos ficam eufóricos ao ver a coleira e perceber que vão sair de casa. Já outros mudam de humor ao notar que estão indo para o veterinário. E no consultório o cenário é o mesmo: muitos ficam estressados e com medo, não conseguindo se acalmar e, por vezes, atrapalhando o trabalho do profissional.

Segundo a médica veterinária Aline Ambrogi, isso pode ocorrer por conta da mudança na rotina.

“Qualquer experiência que cause desconforto ou dor pode ser associada a medo e ansiedade”, diz a docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). O registro foi feito pelo portal Metrópoles.

Associe a visita a coisas positivas

Muitos cães ou gatos podem associar as idas ao veterinário a experiências negativas, como estímulos sonoros, odores intensos ou picadas de agulha. Tente mudar essa associação proporcionando momentos agradáveis ao seu pet, como passeios antes ou depois da consulta, ou oferecendo mais petiscos durante o dia.

Não demonstre seus próprios medos

Se você demonstrar insegurança ou medo, seu animal pode perceber e ficar ainda mais ansioso. Mostre confiança durante a consulta e, assim, conseguir transmitir tranquilidade ao seu pet.

Escolha um médico veterinário adequado

Um profissional paciente e amoroso pode fazer toda a diferença no comportamento do animal durante a consulta.

Ajude seu pet a se acostumar com o ambiente

Se o animal só visita o veterinário em momentos de procedimentos invasivos ou doloridos, é provável que associe o local e o profissional a experiências negativas. Para evitar que isso aconteça, leve-o ao consultório algumas vezes antes da consulta para que se familiarize com o ambiente de forma tranquila.

Você tem um gatinho de estimação? Lembre-se que os felinos são especialmente sensíveis a mudanças na rotina. Portanto, é necessário prestar ainda mais atenção durante as visitas veterinárias.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS