Pets idosos nem sempre estão no topo da lista de adoção devido a suas patologias e à expectativa de vida menor. No entanto, os benefícios de adotar um pet mais velho são muitos. Eles demonstram um grande reconhecimento por quem os adota e, por não terem tanta energia para brincadeiras, tendem a ficar horas deitados ao lado dos seus tutores.
Além disso, esses animais costumam ser ótimos com crianças, pois seus reflexos mais lentos e temperamento mais dócil os tornam companheiros mais seguros. Pessoas idosas também costumam ter um bom relacionamento com cães com idades mais avançadas, já que ambos apreciam momentos de repouso e relaxamento.
Benefícios de adotar pets idosos
Porte físico
Um dos fatores que podem influenciar os adotantes a optar por um animalzinho adulto é a incerteza em relação ao tamanho. Com cães mais velhos, por exemplo, é possível conhecer de antemão o porte do animal.
Companhia imediata
Quando adotado de uma ONG responsável, o pet adulto já está devidamente vacinado. Isso facilita a integração do bichinho à rotina familiar de maneira mais rápida.
Comportamento definido
Conhecer o pet por meio de um abrigo facilita a conexão entre a personalidade do tutor e a do animal.
Salvar vidas
Adotar um pet idoso é um ato de compaixão que beneficia o conforto do animal que tanto precisa de um lar amoroso e feliz.