Pouco se fala sobre a saúde mental dos pets, mas é fundamental destacar sua importância. Assim como nós, eles podem enfrentar desafios emocionais que afetam seu bem-estar, desenvolvendo problemas como ansiedade, depressão, compulsividade, fobia e até mesmo dermatite. A seguir, saiba como reconhecer os sinais e ajudar o seu peludo.
O que pode afetar a saúde mental dos pets
Em entrevista ao portal Alto Astral, a médica veterinária comportamental Dani Graziani explicou que os animais domésticos podem desenvolver transtornos mentais e emocionais por diversas razões, como mudanças de casa ou de rotina, perda de um ente da família e envelhecimento.
“Os animais de estimação têm emoções e é preciso compreendê-las e respeitá-las. É preciso atender às necessidades emocionais do pet e ficar atento caso haja mudança de comportamento, procurando assistência especializada quando algo fora do comum acontecer”, orientou.
Como identificar os sinais de problemas emocionais
Do mesmo modo que ocorre conosco, os animais manifestam mudanças comportamentais que podem indicar sinais de desconforto emocional, como agressividade e alterações nos padrões da urina.
Caso isso aconteça com seu bichinho, não o repreenda: acolhimento é o melhor remédio.
Cuidados que você deve ter para seu pet viver mais feliz
A primeira dica é: construa um vínculo forte e saudável entre você e seu filho de quatro patas por meio de carinho, brincadeiras, passeios e treinamentos.
É importante também promover a socialização. Para isso, faça passeios diários e deixe seu pet explorar o ambiente, seja farejando, brincando ou se relacionando com outros cães e tutores.
Ao ensinar seu pet a sentar, deitar ou dar a patinha, prefira o treinamento positivo, ou seja, sempre que o animal fizer o que você pediu, recompense com petisco e muito elogios.
Uma dieta balanceada e nutritiva também influencia na saúde geral dos pets. Por isso, prefira rações que atendem às necessidades nutricionais do seu animal.
Não se esqueça de levar seu pet ao veterinário. Durante essas visitas, você pode esclarecer dúvidas e o especialista vai avaliar a saúde física e emocional de seu companheiro de quatro patas.