As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Páscoa segura: por que os pets não podem comer chocolate?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Pets não podem comer chocolate
Foto: Freepik

“Por que os pets não podem comer chocolate?” Esse é um questionamento frequente entre os tutores, especialmente com a Páscoa se aproximando. A seguir, descubra os motivos e como garantir uma celebração segura para todos.

Por que os pets não podem comer chocolate?

O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que é altamente tóxica para cães e gatos. Isso se deve ao fato de que esses animais metabolizam essa substância de forma mais lenta do que os humanos, o que pode resultar em uma acumulação perigosa no organismo deles.

Alguns dos sintomas mais comuns de intoxicação por chocolate incluem vômito, diarreia, agitação, aumento da sede, elevação da frequência cardíaca, tremores musculares, convulsões e, em casos extremos, até mesmo a morte.

Como garantir a segurança dos animais na Páscoa?

Certifique-se de manter todo os chocolates fora do alcance do seu amigo de quatro patas, incluindo ovos de Páscoa, bombons, barras de chocolate e quaisquer outros produtos que contenham cacau.

Ao visitar familiares e amigos, informe-os sobre os perigos do chocolate para os pets e peça para que não ofereçam nenhum tipo de doce aos animais.

Mas nada mais justo do que incluir o pet nas festividades, né? Por isso, escolha petiscos específicos para animais, que são feitos para atender às suas necessidades nutricionais e são completamente seguros para o consumo. A Petiscão, por exemplo, lançou uma edição limitada de Páscoa especialmente para os pets.

Se suspeitar que seu animal de estimação tenha ingerido chocolate, procure imediatamente um médico veterinário de confiança.

Conheça outros alimentos perigosos para os pets

Além do chocolate, existem outros alimentos comuns nesta época do ano que podem representar perigos os pets. Entre eles estão: doces, comidas gordurosas, ossos de frango e peixe, uvas e passas.

Confira aqui as frutas proibidas para cães e gatos e aqui os legumes e verduras prejudiciais aos animais de estimação.

 

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS