A equipe americana de ginástica está contanto com um cão de suporte emocional como estratégia nas Olimpíadas 2024.
Devido aos diversos atributos dos cães, esses amigos peludos têm desempenhado um papel cada vez mais importante e conquistando novos ambientes de alta pressão, como competições esportivas.
Olimpíadas 2024: conheça Beacon, cão de suporte emocional
Nas Olimpíadas de Paris 2024, a seleção americana de ginástica olímpica conta com um novo “recurso estratégico”.
De acordo com o CRMV-RJ, o golden retriever Beacon tem a função de suporte emocional, auxiliando não apenas as atletas, mas também treinadores e familiares.
Essa abordagem é chamada de “pet terapia”, onde é estimulado tanto o aspecto físico quanto o emocional das pessoas que possuem problemas de saúde, visando na melhoria de qualidade de vida dos pacientes e aceleração dos processos de recuperação.
Beacon acompanha as ginastas em sessões de preparo e, se necessário, proporciona um alivio emocional para enfrentar a pressão das competições.
Conforme informações da ESPN, Beacon participa do programa de saúde mental da federação Desportiva da Ginástica dos Estados Unidos (USAG), que visa no cuidado da saúde integral dos atletas, com um foco especial no bem-estar psicológico
Em entrevista à emissora, Tracey Callahan Molar, treinadora e tutora de Beacon, explicou que o animal possui uma sensibilidade especial e, ao detectar o estresse, ele se aproxima da pessoa necessitada de imediato. Por esse motivo, apesar de passar o dia recebendo carinho, Beacon segue uma rotina exigente que inclui cuidados especiais e momentos de descanso.
A tutora também revelou que ele tem um instinto natural de oferecer apoio emocional aos que precisam. Atualmente, além do trabalho nas Olimpíadas, também é voluntário em hospitais locais.