O número de gatos nos lares brasileiros segue com avanço consistente, acima inclusive do crescimento de cães. É o que aponta pesquisa do Instituto Pet Brasil (IPB).
De acordo com o levantamento, houve um aumento de 5,4% no número de felinos comparado com a última pesquisa do gênero em 2022, quando havia 29,2 milhões de gatos nos domicílios. Com o resultado, essa população já soma 30,8 milhões e corresponde a 18,33% do total de 168 milhões de pets existentes no país.
Essa preferência pelos gatos está diretamente relacionada ao estilo de vida dos tutores, em busca de animais que podem lidar com rotinas corridas ou casas e apartamentos cada vez menores. Além disso, os gatos são conhecidos por serem mais independentes entre os demais animais de estimação, podendo ficar mais tempo do dia sozinhos. Os benefícios emocionais proporcionados pela convivência com esses pets, que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade dos tutores, também explicam essa tendência.
Número de gatos nos lares impacta mercado de pet food
A popularização dos gatos também reflete diretamente na expansão do mercado de pet food, especialmente no setor de rações para felinos. Segundo uma análise realizada pelo Panorama PetVet, o mercado de rações para gatos no Brasil deve liderar a expansão setorial nos próximos anos. Estima-se que o segmento de alimentação para gatos tenha uma alta de 12% ao ano até 2026, refletindo a maior demanda por produtos de qualidade para esse grupo de animais.
A ascensão da população felina está, portanto, acompanhada de um aumento no consumo de produtos especializados, como rações premium e com ingredientes específicos para a saúde dos gatos. Isso também indica um maior investimento dos tutores em cuidados com a alimentação, algo que já reflete uma tendência crescente no mercado pet brasileiro.
Com base nas projeções atuais, estima-se que a população de gatos no Brasil possa ultrapassar 41 milhões até 2034, consolidando ainda mais a presença desses animais nos lares brasileiros.