Famílias estão preferindo gatos como pet, aponta pesquisa

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
gatos
Foto: Freepik

Temos notado um aumento na presença de animais de estimação na casa dos brasileiros e, por mais que muitos pensem que os cachorros são favoritos, a adoção de gatos está se tornando mais comum.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil (IPB), em 12 meses, o número de gatos em lares aumentou 6%, sendo mais de 27 milhões de felinos entre as famílias. Já o número de cachorros como pet também aumentou, mas segue menor, com 4%.

Essa preferência pelos gatos está relacionada diretamente com o estilo de vida que as pessoas têm levado: preferindo por animais que podem lidar com rotinas corridas ou casas e apartamentos cada vez menores.

Esse foi um dos motivos que fez com que Jhonathan Francis, dono de dois gatinhos, fizesse essa escolha. “O gato não exige que você faça tantas brincadeiras com ele, que você dê tanta atenção como um cachorro. Eles são mais independentes e, por isso, facilita muito no apartamento. Barulho também: minhas gatas miam, mas dão menos problemas com vizinhos”, conta Francis ao portal g1.

O crescimento desta preferência pelos gatos trouxe mais atendimentos nas clínicas veterinárias. A médica veterinária Francyeli Sabino conta que decidiu investir em um espaço específico os bichanos. “Comecei atendendo cães e gatos, e percebi que estava atendendo mais gatos. Pensei: ‘Preciso me especializar nessa área’, e foi quando a gente montou a clínica só para eles”, explica.

“Isso de que gato é independente e que podemos deixá-los sozinhos no apartamento é mentira. É preciso brincar pelo menos uns 20 minutinhos por dia. Não podemos só colocar água e ração, eles também precisam de atenção”, ressalta.

 

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS