A quantidade de pequenos negócios no setor pet mais que dobrou no intervalo de cinco anos. De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae-SP a partir de dados da Receita Federal, o número de empreendimentos saltou de 29.062 em 2018 para 64.109 ao fim de 2023, representando um crescimento médio de 17% ao ano.
Dentre esses negócios, mais da metade (55%) é constituída de microempreendedores individuais (MEIs), seguidos por microempresas (41%) e empresas de pequeno porte (4%).
Número de pequenos negócios no mercado pet
Tipo de empresa
Embora o comércio de animais vivos e produtos para pets continue a ser o maior segmento entre os pequenos negócios, sua participação caiu de 57,7% em 2018 para 47,2% em 2023. Em contrapartida, os serviços de higiene e embelezamento de animais domésticos ampliaram participação de 23,4% para 30,8% no mesmo período. As empresas dedicadas a atividades veterinárias também ganharam mais evidência, passando de 10,8% para 15,2%, enquanto os serviços de alojamento de animais domésticos subiram de 2,4% para 4,4%.
A pesquisa também revelou que a proximidade é o principal fator que influencia os consumidores a escolherem pequenos negócios, citado por 40% dos entrevistados. Preços competitivos foram mencionados por 34%, e o atendimento ao cliente foi apontado como decisivo para 30% dos tutores brasileiros.
“O setor pet está em constante crescimento, e é fundamental que os empreendedores estejam sempre atentos às mudanças no comportamento do consumidor. Essa observação permitirá que ofereçam produtos e serviços alinhados às necessidades e desejos do público”, afirma Carolina Fabris, coordenadora de pesquisa da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-SP.