Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioPet Shops
Pet Shops

Maior pet shop do interior paulista prevê 115 lojas em 2025

PetCamp celebra crescimento médio acima de 30% nos últimos cinco anos

Caroline Gomes
Por Caroline Gomes
28 de abril de 2025
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram
    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
    Participe
    Maior pet shop do interior
    Loja física da PetCamp em Itaici, bairro rural da cidade de Indaiatuba (SP) | Foto: Arquivo pessoal

    A PetCamp, maior pet shop do interior de São Paulo, projeta aumentar em 38% a receita neste ano. As taxas de crescimento superiores a 30% nos últimos cinco anos respaldam os ambiciosos planos de expansão orgânica.

    Fundada em 1985 como Só Ração, a empresa deu seus primeiros passos em Campinas (SP), quando ainda eram escassas as opções de produtos para cães e gatos. Hoje sob a liderança do CEO Victor Leite, a rede tem como proposta clara ser “o bom vizinho do seu pet” e soma 95 unidades espalhadas pelo interior paulista (54 cidades) e Minas Gerais. O plano é encerrar 2025 com até 115 lojas.

    A trajetória da empresa foi marcada por fusões, rebranding e expansão. Em 1997 nasceu a Pet Camp, inicialmente voltada ao atacado B2B. A virada para o varejo ocorreu em 2001, com o lançamento de uma loja física para atender tanto lojistas como consumidores finais. Em 2003, aconteceu o lançamento da Central Pet, que trouxe o foco da empresa para serviços, como banho, tosa e atendimento veterinário. Em 2005, todas as marcas foram unificadas sob o nome PetCamp.

    Mesmo consolidada no setor, Leite aponta que a informalidade continua sendo o maior obstáculo da área varejista. “Nosso maior concorrente não é Petz ou Cobasi, são os informais. Empresas que não pagam impostos, vendem sem nota e reembalam produtos de forma irregular, comprometem a imagem do setor e geram riscos ao consumidor”, critica.

    Apesar do cenário desafiador, a PetCamp aposta na diversidade do mix comparável às megastores, em PDVs com cerca de 350 m². “Porém, nos diferenciamos pela maior agilidade e proximidade do cliente”, acredita. A expansão para Minas Gerais, com a recente aquisição de uma loja em Uberaba, é um teste para atuar fora de São Paulo.

    “A cidade já entende o pet como parte da família. Nosso foco está nesses animais que ocupam um lugar afetivo no lar, não apenas funcional. Essa percepção é, inclusive, um dos principais critérios que usamos ao escolher as regiões para onde vamos expandir. Em alguns casos, optamos por não seguir adiante justamente por perceber que ainda falta maturidade nesse quesito”, explica o CEO.

    Maior pet shop do interior teve aporte milionário

    Com um time de mais de 1 mil colaboradores e um centro de distribuição de 10 mil m² em Nova Odessa (SP), a PetCamp mantém apenas operações próprias. A logística eficiente garante abastecimento semanal das lojas, enquanto o e-commerce já responde por 10% das vendas.

    Desde 2021, após o falecimento de seu pai e fundador da empresa, Ciro Leite, a PetCamp vem recebendo aportes de R$ 100 milhões de um fundo de investimentos gerido pelo BR Partners, com o objetivo de chegar a 200 lojas. “Apesar do capital, nosso crescimento é planejado e sustentável. A curva vem sendo construída há muitos anos”, reforça Leite.

    Com previsão de crescer 38% em 2025, a PetCamp aposta em tecnologia para otimizar processos e manter o ritmo de expansão, mantendo o cenário de ser uma empresa geradora de caixa e sem dívida. “Também priorizamos a automatização de processos, com análises preditivas para vendas, reposição de estoque e gestão de tempo de armazenagem. Contamos, inclusive, com o apoio da inteligência artificial integrada ao nosso time, o que nos permite aumentar a produtividade e operar com o menor custo possível”, enfatiza.

    O desafio da próxima década, segundo o CEO, será a retenção de talentos. “O varejo é porta de entrada para muitos jovens, mas é preciso entender suas motivações para garantir continuidade. Nosso foco tem sido encontrar formas de manter o time engajado, bem treinado e alinhado com o DNA da Pet Camp, garantindo menos rotatividade em nossa empresa”, finaliza Victor Leite.

    PETCAMP
    Fundação: 1985
    Capilaridade: 95 lojas em 54 municípios da capital paulista e uma unidade em Uberaba (MG)
    • Tags
    • destaque
    • Mercado Pet
    • Pet Camp
    • Pet shops
    • Pets
    • Ultimas
    • varejo pet
    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Dia Mundial da Medicina Veterinária: entenda mais sobre a importância da data
      Próximo artigo
      Cattus aposta em areia sanitária biodegradável

      Mais lidas

      Mercado

      Número de gatos nos lares brasileiros alcança 30,8 milhões

      Mercado

      Expovet prevê movimentar RS 14 milhões em negócios

      Mercado

      Entidade pioneira em planos de saúde animal completa um ano

      Farmacêutica

      Bravecto 365 terá dispensação exclusiva por veterinários

      Pet Food

      Produção de rações para pets cresce 4,5% em 2024

      Carregar mais

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Número de gatos nos lares brasileiros alcança 30,8 milhões

      Mercado 12 de maio de 2025

      Suportes para suspender comedouros e bebedouros

      Lançamentos 12 de maio de 2025

      Amazon estreia no mercado de medicamentos veterinários

      Internacional 12 de maio de 2025

      Número de empresas do mercado pet

      Mercado 9 de maio de 2025

      Expovet prevê movimentar RS 14 milhões em negócios

      Mercado 9 de maio de 2025

      Linha de alimentos enlatados para pets

      Rações e Petiscos 9 de maio de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte