Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioInternacional
Internacional

Startup traça plano para ser maior pet commerce da América Latina

Marcia Arbache
Por Marcia Arbache
30 de outubro de 2024
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram
    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
    Participe
    PET COMMERCE
    Foto: Reprodução/Google Maps

    A startup colombiana Laika Mascotas ambiciona se tornar o maior pet commerce da América Latina. Para isso, conta com o respaldo da Y Combinator, uma aceleradora do Vale do Sicílio, e um robusto aporte de US$ 48 milhões (R$ 274 milhões). O montante foi obtido há dois anos em uma rodada de investimentos liderada pelo SoftBank e com a participação de vários fundos e investidores-anjos.

    Hoje, com cerca de 700 funcionários a empresa já reúne 300 mil assinantes ativos em sua plataforma digital, operando também no México e no Chile. Além da entrega expressa dos pedidos, os clientes obtêm descontos e benefícios. Criada em 2018 em Bogotá, a rede é tema da décima reportagem da série do Panorama PetVet sobre o varejo pet internacional.

    A empresa surgiu por iniciativa de Tulio Jiménez e dos irmãos Manuela e Camilo Sánchez, hoje CEO da Laika. O e-commerce para a indústria pet iniciou operações com itens básicos para animais de estimação – alimentos, acessórios e brinquedos.

    Aval da Y Combinator reforçou expansão do pet commerce para América Latina

    Com operações crescendo em Bogotá e Medellín, era o momento de a Laika ousar mais. E o suporte do Y Combinator conferiu a credibilidade de que a Laika precisava no mercado. A aceleradora montou um programa de quatro meses com o objetivo de dobrar a receita da Laika, então na casa dos US$ 100 mil (R$ 570 mil). A meta foi ultrapassada em muito, chegando a quadruplicar.

    Com os aportes seguintes, em 2023 o faturamento chegava a US$ 65 milhões (R$ 370 milhões), o que permitiu à Laika criar novos serviços e produtos e estabelecer as bases de expansão para toda a América Latina. Os planos de entrar em outros mercados da região, no entanto, tiveram que ser readequados em função do pouco apetite dos fundos.

    Diante da nova realidade, a Laika, sem deixar de crescer, adotou uma gestão de recursos mais criteriosa e sustentável. Uma das estratégias foi aliar o e-commerce já consolidado a uma rede omnichannel por meio da abertura de lojas físicas. A primeira delas foi inaugurada em Cajicá, ao norte de Bogotá, uma superstore com cerca de 5 mil itens. Até o final de 2024 serão abertas mais 12 unidades em Medellín, Bogotá e Cali.

    O serviço de assinaturas digitais da Laika também será levado aos novos pontos de venda, com o objetivo de elevar a adesão a 500 mil clientes. Fonte estratégica de lucros para a empresa, responde por 70% de seu faturamento. Funciona mediante o pagamento de uma taxa anual de US$ 50. Os associados encomendam suprimentos com os melhores preços do mercado e os recebem em duas horas. Oferece também medicamentos, vacinação e atendimento veterinário em domicílio.

    Laika chegará a mais dois países latinos até 2028

    As novas unidades físicas devem sair do papel ao longo do primeiro semestre do próximo ano. E até 2028, a empresa espera chegar em pelo menos mais dois países. Argentina, Equador e Peru estão entre as prováveis escolhas. Com isso, a empresa já galgaria o posto de maior pet commerce da América Latina. Atualmente a Laika é líder na Colômbia e está entre as cinco empresas com maiores vendas no México e no Chile.

    A Laika investiu também no lançamento de marcas próprias. Em 2023, os snacks Besties chegaram aos mercados da Colômbia e do México. Para disputar clientes em segmentos de renda alta, a linha premium True Natura passou a integrar o mix de produtos da rede. Na Colômbia, a marca de areia para gatos Furry, item que havia escasseado em um período de alta inflação, tomou a dianteira em termos de faturamento no mercado local.

    Laika Mascotas
    Fundação: 2018
    Sede: Bogotá (Colômbia), com operações no México e no Chile
    Colaboradores: 700
    Faturamento anual: US$ 140 milhões (R$ 798 milhões)
    • Tags
    • destaque
    • Internacional
    • Mercado Pet
    • Ultimas
    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Famílias estão preferindo gatos como pet, aponta pesquisa
      Próximo artigo
      Nestlé Purina anuncia novo BEO

      Mais lidas

      Serviços

      Dia do Cão Policial: tudo sobre o trabalho desses animais

      Internacional

      Inovação e consumo premium ancoram mercado pet do Japão

      Clínicas e hospitais

      Dr. Hato aposta em serviços integrados para avançar no setor

      Mercado

      Setor pet movimenta negócios com a 6ª edição da Pet Fair ES

      Mercado

      Tutores estão dispostos a pagar mais por rações com benefícios reais

      Carregar mais

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Dia do Cão Policial: tudo sobre o trabalho desses animais

      Serviços 15 de junho de 2025

      Inovação e consumo premium ancoram mercado pet do Japão

      Internacional 14 de junho de 2025

      Tutores estão dispostos a pagar mais por rações com benefícios reais

      Mercado 13 de junho de 2025

      Areias higiênicas feitas de milho e mandioca

      Higiene e Beleza 13 de junho de 2025

      Dr. Hato aposta em serviços integrados para avançar no setor

      Clínicas e hospitais 13 de junho de 2025

      Feipet estima edição 50% maior em 2026

      Mercado 12 de junho de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte