
Empreendedores que aderem à franquia de clínicas veterinárias SanClá Saúde Animal vêm registrando resultados surpreendentes. Estabelecimentos que antes faturavam entre R$ 30 mil e R$ 50 mil por mês passaram a somar receita de R$ 100 mil em até 60 dias após a conversão de bandeira.
A primeira rede do gênero com operações 24 horas já conta com 17 clínicas franqueadas nos estados de Goiás, Paraná e São Paulo. Com meta de faturar R$ 10 milhões em 2025, a central da franqueadora permanece em Londrina (PR), onde residem os três sócios que coordenam toda a operação nacional.
Sua história é marcada por uma trajetória de paixão, empreendedorismo e inovação. À frente desse movimento está o médico veterinário André Mattos, formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010, com residência em clínica cirúrgica de animais de companhia e mestrado, na mesma instituição.
Logo após concluir a residência, ele e a também médica veterinária Mariana Camargo, hoje sua esposa, decidiram empreender. “Em 2013, abrimos juntos a primeira clínica veterinária, então chamada Clínica Santa Clara, na cidade de Londrina (PR)”, relembra.
Foram 10 anos de sucesso na clínica veterinária até a estruturação da Franqueadora. A virada de chave aconteceu quando André conheceu Eduardo Rampazzo e Victor Brochado, fundadores da Oral Sin – maior rede de implantes odontológicos do mundo, com mais de 500 unidades.
“Juntos identificamos uma oportunidade inexplorada. O mercado brasileiro ainda não contava com uma franquia de clínicas veterinárias realmente estruturada. Iniciamos essa atividade comigo como CEO, Eduardo Rampazzo como diretor financeiro e Victor Brochado na condição de diretor comercial”, destaca.
Desde a sua fundação, a SanClá foi concebida como uma franqueadora com estrutura altamente profissionalizada. O escritório da franqueadora é totalmente separado da operação da clínica original, contando com um time completo de consultores seniores e profissionais especializados.
Franquia de clínicas veterinárias constituiu universidade
A franquia de clínicas veterinárias conta também com a Universidade SanClá, um canal exclusivo para franqueados. A plataforma disponibiliza treinamentos, manuais operacionais, cursos sobre gestão, atendimento, processos e procedimentos, testados e validados na unidade modelo (Original). Também promove interação entre os franqueados.
Um dos principais diferenciais é a implantação de um sistema próprio de gestão, que inclui um funil de vendas específico para o setor veterinário. A rede dispõe de uma expertise na geração e conversão de leads qualificados, com indicadores claros de performance, resultando no acréscimo significativo de faturamento nas unidades.
“O mercado de clínicas veterinárias carece de profissionalização no setor comercial. Nós criamos uma estrutura que coloca o comercial e o marketing como o coração pulsante das clínicas” explica André Mattos. ”Além disso, temos reuniões obrigatórias de apresentação de relatórios de comunicação, vendas e análise de DRE, realizadas mensalmente”, complementa.
O painel do franqueador, integrado ao sistema de gestão, permite monitoramento em tempo real de todas as clínicas, garantindo agilidade na identificação de desvios e oportunidades de melhoria. “Os franqueados têm acesso imediato aos nossos consultores. O time está full time dedicado a garantir que cada unidade atinja o desempenho esperado”, reforça o CEO.
Modelos de franquia e investimento
A SanClá oferece dois modelos de entrada para franqueados. Na conversão de bandeira, clinicas que já estão em operação se tornam uma unidade SanClá. A franqueadora também viabiliza a abertura de uma nova unidade para veterinários que desejam abrir uma clínica do zero. Em ambos os casos, há uma taxa de franquia única de R$ 49 mil. O processo de implantação inclui: projetos arquitetônicos completos, acesso aos manuais operacionais, treinamentos e acompanhamento até a inauguração.
Todos os investimentos relacionados à fachada, imóvel, equipamentos e mobiliário são realizados diretamente com fornecedores, fora do escopo financeiro da franqueadora. “Esse modelo oferece ainda mais flexibilidade, pois muitos fornecedores parceiros da SanClá aceitam parcelamentos em até dez vezes sem juros, facilitando a entrada de novos franqueados”, comenta.
O valor de investimento para abertura de uma unidade nova pode variar conforme a localização. A franqueadora auxilia desde a escolha do imóvel, para que adaptações sejam mínimas até estruturação completa da unidade.
Na conversão de bandeira, a principal variável de custo é o tamanho da fachada. A empresa disponibiliza três modelos padrão para que o franqueado possa escolher, uma estrutura mais robusta ou mais simples. “Já tivemos fachadas de R$ 15 mil a R$ 45 mil, dependendo do estilo e do porte do imóvel escolhido”, relata.
Na maioria dos casos, a conversão é considerada um modelo muito acessível, já que envolve essencialmente taxa de franquia, fachada, uniformes para os colaboradores e comunicação interna.
Já para clínicas novas, o investimento total médio gira em torno de R$ 500 mil, incluindo:
- Reformas do imóvel (entre R$ 100 mil e R$ 200 mil, dependendo do estado do imóvel);
- Equipamentos e materiais (de R$ 150 mil a R$ 200 mil);
- Capital de giro.
A SanClá também oferece indicações de fornecedores com preços competitivos, mas o franqueado tem liberdade para optar por fornecedores locais.
SANCLÁ SAÚDE ANIMAL Fundação: 2013 Sede: Londrina (PR) Capilaridade: 17 unidades franqueadas em Goiás, Paraná e São Paulo Investimento inicial (conversão de bandeira e nova clínica): A partir de R$ 49 mil Faturamento para 2025: até R$ 10 milhões Retorno previsto do investimento: 27 meses(clínica nova) |