O ritmo acelerado de expansão da Pet Society ajuda a entender o sucesso de audiência do jantar que celebrou os 20 anos da fabricante, realizado em São Paulo (SP) na última sexta-feira, dia 18. Especializada em linhas de pet care, a companhia mobilizou convidados internacionais de alguns dos 65 países onde mantém operações, além de líderes de grupos como Cobasi e Petz.
O atual patamar da empresa com sede em Guarulhos (SP) reflete o sonho de dois farmacêuticos industriais formados pela USP de Ribeirão Preto (SP), em 1985. Colegas de faculdade, Luciano Fagliari e Marly Fagliari uniram-se também na vida e nos negócios. O casal investiu inicialmente na fabricação e distribuição de produtos de cosméticos para humanos, mas a visão empreendedora e o carinho pelos animais de estimação os atraiu para o promissor mercado de pet care. Em 2004 nascia a Pet Society.
Desde o início de sua trajetória, a fabricante amparou-se em três pilares. “O primeiro deles é o foco na diversidade e inovação do mix, com base na nossa especialização técnica”, destaca Luciano Fagliari. Uma das poucas representantes do segmento a ter licenças tanto da Anvisa como do Ministério da Agricultura e Pecuária, a indústria comercializa um portfólio de 150 produtos vinculados a seis linhas – incluindo xampus, condicionadores, colônias, tapetes higiênicos, cremes dentais, filtros solares e loções para limpeza dos olhos e ouvidos dos animais.
A família tem como carros-chefes a Soft Care, de uso veterinário e focada em prevenção; e a Hydra, indicada para centros de estética animal e a primeira marca do segmento pet a ganhar o cobiçado prêmio internacional da World Branding Awards. Também foi escolhida pela Sanrio, detentora da marca Hello Kitty no Brasil, para ter a primeira linha pet do mundo inspirada na icônica personagem. A indústria conta ainda com a Beeps, a Pet Society Super Premium e a Megamazon, dedicada a artigos veganos e eco-friendly.
Como segundo pilar, a empresa procura replicar nos pet shops o marketing das grandes fabricantes de cosméticos. Entre as iniciativas estão o patrocínio de cursos aos profissionais que utilizam seus produtos, com direito a uma academia próprio para treinamentos. E em visitas regulares da equipe a pet shops e clínicas veterinárias, a Pet Society busca captar as necessidades dos estabelecimentos antes de idealizar novas formulações. A empresa soma 30 mil PDVs.
Expansão da Pet Society chegou aos 5 continentes
A terceira base que alicerça a expansão da Pet Society está na internacionalização, que ganhou corpo em pouco mais de uma década e teve como marco inicial a estreia no setor pet norte-americano em 2015, por meio da abertura de uma filial com centro de distribuição na Flórida. Dois anos antes, a indústria iniciava um programa de certificação internacional em parceria com a European Grooming Association.
Em 2021, a companhia viabilizava a chegada a 39 países dos cinco continentes, graças à modernização de sua planta em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. Com processos 100% automatizados e fundamentados na internet das coisas (IoT), a fábrica de 7 mil m² permitiu triplicar a produção média mensal de 150 para 530 toneladas, exigindo aporte em torno de R$ 40 milhões desde então.
Agora, sua rede internacional de distribuidores abrange 65 mercados, entre os quais Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Israel, Itália, México, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Rússia e Turquia. “Os investimentos destinados à exportação alcançaram US$ 7 milhões (cerca de R$ 40 mi) nos últimos oito anos. Parte importante desse montante foi alocada para a nossa unidade nos Estados Unidos, contemplando armazenagem, logística, proteção de marcas, promoção comercial, participação em feiras e contratação de pessoal”, reforça Luciano.
De olho no potencial da Ásia
O potencial da Ásia aproximou a Pet Society do Japão, palco da mais nova filial da fabricante. O escritório aberto em setembro deste ano aproxima a empresa de uma indústria avaliada em 1,8 trilhão de ienes (R$ 68 bilhões). Considerando todo o continente, a expectativa é que o setor movimente US$ 30 bilhões (R$ 170 bi) até 2025.
“Sou de origem japonesa, o que também é um motivo de orgulho e felicidade. Trata-se de uma oportunidade para atender a um mercado exigente e sofisticado”, celebra Marly Fagliari. A nova unidade conta inicialmente com um diretor japonês, que atuará como sócio e administrador. O objetivo é incorporar até cinco colaboradores em médio prazo, que serão responsáveis por vendas e logística. A Pet Society projeta um crescimento anual de 50% no país.
Consolidada no mercado interno e com exportações já respondendo por 25% do faturamento, a empresa segue atenta ao mapa múndi, sem perder a essência que move o casal desde os estudos em Ribeirão Preto.
PET SOCIETY Fundação: 2004 Faturamento: não divulgado Capilaridade no Brasil: presença em 30 mil pet shops e clínicas veterinárias Capilaridade no Exterior: 65 países dos cinco continentes, incluindo mercados como Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Israel, Itália, México, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Rússia e Turquia Estrutura: fábrica de 7 mil m² em Guarulhos (SP), filial com CD nos Estados Unidos e escritório no Japão Produção: média mensal de 530 toneladas Número de SKUs: 150 produtos vinculados a seis linhas, incluindo xampus, condicionadores, colônias, tapetes higiênicos, cremes dentais, filtros solares e loções para limpeza dos olhos e ouvidos dos animais Número de colaboradores: 200 profissionais diretos e mais de 1 mil indiretos |