Expansão da Pet Society já avança em 65 países

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EXPANSÃO DA PET SOCIETY
O casal empreendedor Luciano e Marly Fagliari,
unido nos estudos, na vida e na expansão da empresa
Fotos: Leandro Luize e Divulgação Pet Society

O ritmo acelerado de expansão da Pet Society ajuda a entender o sucesso de audiência do jantar que celebrou os 20 anos da fabricante, realizado em São Paulo (SP) na última sexta-feira, dia 18. Especializada em linhas de pet care, a companhia mobilizou convidados internacionais de alguns dos 65 países onde mantém operações, além de líderes de grupos como Cobasi e Petz.

O atual patamar da empresa com sede em Guarulhos (SP) reflete o sonho de dois farmacêuticos industriais formados pela USP de Ribeirão Preto (SP), em 1985. Colegas de faculdade, Luciano Fagliari e Marly Fagliari uniram-se também na vida e nos negócios. O casal investiu inicialmente na fabricação e distribuição de produtos de cosméticos para humanos, mas a visão empreendedora e o carinho pelos animais de estimação os atraiu para o promissor mercado de pet care. Em 2004 nascia a Pet Society.

Desde o início de sua trajetória, a fabricante amparou-se em três pilares. “O primeiro deles é o foco na diversidade e inovação do mix, com base na nossa especialização técnica”, destaca Luciano Fagliari. Uma das poucas representantes do segmento a ter licenças tanto da Anvisa como do Ministério da Agricultura e Pecuária, a indústria comercializa um portfólio de 150 produtos vinculados a seis linhas – incluindo xampus, condicionadores, colônias, tapetes higiênicos, cremes dentais, filtros solares e loções para limpeza dos olhos e ouvidos dos animais.

A família tem como carros-chefes a Soft Care, de uso veterinário e focada em prevenção; e a Hydra, indicada para centros de estética animal e a primeira marca do segmento pet a ganhar o cobiçado prêmio internacional da World Branding Awards. Também foi escolhida pela Sanrio, detentora da marca Hello Kitty no Brasil, para ter a primeira linha pet do mundo inspirada na icônica personagem. A indústria conta ainda com a Beeps, a Pet Society Super Premium e a Megamazon, dedicada a artigos veganos e eco-friendly.

Como segundo pilar, a empresa procura replicar nos pet shops o marketing das grandes fabricantes de cosméticos. Entre as iniciativas estão o patrocínio de cursos aos profissionais que utilizam seus produtos, com direito a uma academia próprio para treinamentos. E em visitas regulares da equipe a pet shops e clínicas veterinárias, a Pet Society busca captar as necessidades dos estabelecimentos antes de idealizar novas formulações. A empresa soma 30 mil PDVs.

Expansão da Pet Society chegou aos 5 continentes

A terceira base que alicerça a expansão da Pet Society está na internacionalização, que ganhou corpo em pouco mais de uma década e teve como marco inicial a estreia no setor pet norte-americano em 2015, por meio da abertura de uma filial com centro de distribuição na Flórida. Dois anos antes, a indústria iniciava um programa de certificação internacional em parceria com a European Grooming Association.

Em 2021, a companhia viabilizava a chegada a 39 países dos cinco continentes, graças à modernização de sua planta em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. Com processos 100% automatizados e fundamentados na internet das coisas (IoT), a fábrica de 7 mil m² permitiu triplicar a produção média mensal de 150 para 530 toneladas, exigindo aporte em torno de R$ 40 milhões desde então.

EXPANSÃO DA PET SOCIETY
Fábrica 100% automatizada em Guarulhos (SP) sustenta produção interna e exportações

Agora, sua rede internacional de distribuidores abrange 65 mercados, entre os quais Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Israel, Itália, México, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Rússia e Turquia. “Os investimentos destinados à exportação alcançaram US$ 7 milhões (cerca de R$ 40 mi) nos últimos oito anos. Parte importante desse montante foi alocada para a nossa unidade nos Estados Unidos, contemplando armazenagem, logística, proteção de marcas, promoção comercial, participação em feiras e contratação de pessoal”, reforça Luciano.

De olho no potencial da Ásia

O potencial da Ásia aproximou a Pet Society do Japão, palco da mais nova filial da fabricante. O escritório aberto em setembro deste ano aproxima a empresa de uma indústria avaliada em 1,8 trilhão de ienes (R$ 68 bilhões). Considerando todo o continente, a expectativa é que o setor movimente US$ 30 bilhões (R$ 170 bi) até 2025.

Os socios inauguraram em setembro uma filial no Japao a segunda da empresa em solo internacional
Os sócios inauguraram em setembro uma filial no Japão, a segunda da empresa em solo internacional

“Sou de origem japonesa, o que também é um motivo de orgulho e felicidade. Trata-se de uma oportunidade para atender a um mercado exigente e sofisticado”, celebra Marly Fagliari. A nova unidade conta inicialmente com um diretor japonês, que atuará como sócio e administrador. O objetivo é incorporar até cinco colaboradores em médio prazo, que serão responsáveis por vendas e logística. A Pet Society projeta um crescimento anual de 50% no país.

Consolidada no mercado interno e com exportações já respondendo por 25% do faturamento, a empresa segue atenta ao mapa múndi, sem perder a essência que move o casal desde os estudos em Ribeirão Preto.

PET SOCIETY
Fundação: 2004
Faturamento: não divulgado
Capilaridade no Brasil: presença em 30 mil pet shops e clínicas veterinárias
Capilaridade no Exterior: 65 países dos cinco continentes, incluindo mercados como Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Israel, Itália, México, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Rússia e Turquia
Estrutura: fábrica de 7 mil m² em Guarulhos (SP), filial com CD nos Estados Unidos e escritório no Japão
Produção: média mensal de 530 toneladas
Número de SKUs: 150 produtos vinculados a seis linhas, incluindo xampus, condicionadores, colônias, tapetes higiênicos, cremes dentais, filtros solares e loções para limpeza dos olhos e ouvidos dos animais
Número de colaboradores: 200 profissionais diretos e mais de 1 mil indiretos

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