Melhores ofertas, humanização e preocupação com a saúde dos animais de estimação norteiam a performance do mercado de pet care. Segundo previsão da Euromonitor International, empresa global de pesquisa de mercado, esse segmento deve crescer 56% no Brasil até 2028, saltando de um faturamento de R$ 4,49 bilhões para R$ 7 bi.
Conforme já destacado pelo Panorama PetVet, os três fatores citados acima estão impulsionando a premiumização do setor. Isso significa que as marcas estão se concentrando em oferecer benefícios adicionais e agregando valor aos produtos e serviços.
Ao mesmo tempo, a concessão de descontos compensa os custos de clientes mais sensíveis ao preço, garantindo sua fidelização e possibilitando a ampliação da receita também por meio do volume de vendas.
Tendências de consumo que mais impactam o mercado de pet care
Melhores ofertas
O fator preço deve exigir uma importante adaptação no mix dos pet shops. Também conforme os dados da Euromonitor, quase metade (47%) dos donos de animais de estimação em todo o mundo planeja aumenta suas economias no próximo ano.
Como alternativa, esse público tende a recorrer a produtos de marca própria (25%) e ampliar a frequência em lojas que dão mais publicidade aos seus descontos (36%). Além disso, para permanecerem competitivas, utilizam estratégias como programas de fidelidade e serviços complementares.
Humanização dos pets
A análise da consultoria indica que 71% tutores em todo o mundo consideram seus animais de estimação como membros queridos da família. Como resultado, as lojas especializadas estão ampliando sua oferta de serviços. Atualmente é possível encontrar centros de saúde e bem-estar e até spas para os peludos.
Foco na saúde e no bem-estar
As tendências do mercado de pet care impactam também o segmento de pet food. Como resultado da crescente atenção com o bem-estar dos bichinhos, suplementos alimentares, rações e petiscos naturais e produtos congelados para pets estão cada vez mais em alta.
Outra tendência em ascensão da indústria é a oferta de planos de refeições personalizados para os animais, adaptados às suas necessidades específicas, como idade, condição de saúde e estilo de vida. Exemplo disso é a VetChip, empresa australiana baseada em inteligência artificial (IA), que monitora o estilo de vida dos pets, além de fornecer os tutores e veterinários análises de saúde em tempo real por meio de aplicativo.