O mercado pet nos Estados Unidos ganha um novo player. Após um bem-sucedido projeto-piloto na cidade de Dallas (estado do Texas), a rede de supermercados Walmart está expandindo seus centros de serviços para animais de estimação. A varejista inaugurou espaços anexos a lojas nos estados do Arizona e da Geórgia.
Voltadas para cães e gatos, as salas de atendimento clínico incluirão consultas veterinárias, exames, vacinas e entregas de medicamentos via delivery. A oferta contempla também serviços de banho e tosa, alimentos e suprimentos. Os donos ainda poderão contatar uma central de cuidados online com acesso 24 horas por dia a médicos veterinários, sem custo adicional para membros do programa Walmart+. A administração dessas unidades ficará a cargo da provedora de saúde PetIQ.
Com essa estratégia, o Walmart mira em um dos segmentos mais dinâmicos do varejo norte-americano, com crescimento anual de 7% ao ano até 2030 e projeção de despesas de US$ 1.445 por pet – a maior média mundial.
“À medida que os tutores ampliam os olhares para o bem-estar de seus animais, teremos um consumo de produtos e serviços mais frequente, mesmo em períodos de maior pressão sobre custos e restrição orçamentária. Esse cenário torna o mercado pet uma operação com mais potencial de lucratividade e facilidade na fidelização”, pontua Kaitlyn Shadiow, vice-presidente de merchandising para animais de estimação.
O executivo entende ainda que a operação pode atrair, sobretudo, compradores mais jovens e com maior poder aquisitivo. A geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1997 e 2012, é atualmente o mercado consumidor mais aquecido do país. Já o número de tutores com renda familiar superior a US$ 100 mil (R$ 563 mil) teve aumento médio de 36% nos últimos cinco anos.
Mercado pet nos Estados Unidos movimenta R$ 600 bi
O mercado pet nos Estados Unidos deve movimentar US$ 150,6 bilhões (cerca de R$ 600 bi) em 2024, de acordo com a Associação Americana de Produtos para Animais de Estimação (APPA). No Brasil, a previsão é de um faturamento de R$ 77 bilhões. Em torno de 70% das famílias norte-americanas possuem pelo menos um animal de estimação.
Em entrevista ao Panorama PetVet, Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, avalia que a entrada do Walmart no setor repete o movimento que o grupo trilhou no varejo farmacêutico.
“Essa é uma experiência de sucesso da rede. Ao terceirizar operações que não são suas especialidades primárias, a companhia agrega valor à jornada de consumo e amplia mais rapidamente o nível de monetização da loja. O investimento faz ainda mais sentido quando detectamos o crescimento na quantidade de pets em domicílio e a elevação constante dos gastos”, contextualiza.