No mundo dos pets, hoje, dia 12 de agosto, é celebrado o Dia do Papagaio. Essa data tem como objetivo conscientizar a importância dessa ave originária das Américas Central e do Sul, que chama atenção por ser colorida, engraçada e inteligente. A seguir, o Panorama PetVet conta tudo sobre essas aves falantes.
Dia do Papagaio: tudo o que você precisa saber
Espécies
Essas aves pertencem ao gênero Amazona, que tem mais de 30 espécies, sendo que 12 estão aqui no Brasil.
Características físicas
Os papagaios podem atingir entre 30 cm e 40 cm. Normalmente são encontrados na cor verde, com manchas amarelas, laranjas e azuis, deixando eles ainda mais charmosos.
Uma característica marcante é o bico, que é tortinho e muito forte, conseguindo quebrar coquinho e arrancar cascas de árvores facilmente.
Quanto tempos vive um papagaio?
Esse pet tem uma expectativa de vida grande, podendo viver cerca de 60 anos. Se viver em cativeiro, pode viver em média 20 anos, desde que esteja recebendo os cuidados ideais.
Alimentação
Na natureza, assim como outras aves, os papagaios têm uma variedade de opções no cardápio. Esses pássaros comem frutas, sementes e até pequenos insetos.
Quando criado em cativeiro, normalmente os tutores fornecem uma dieta à base de mix de sementes, mas não é o recomendado. Esse mix não oferece todos os nutrientes essenciais para o papagaio. Portanto, a melhor opção para o seu passarinho são os chamados alimentos extrusados, ração balanceada e completa.
Como saber se é macho ou fêmea
Essa espécie não apresenta nenhuma característica que os diferenciam e os órgãos reprodutores são internos, dificultando a identificação. Mas uma dica para tentar adivinhar é avaliar o tamanho do animal. Geralmente, os machos são maiores que as fêmeas, que costumam ser mais agressivas e menos dóceis.
Reprodução
Outra curiosidade é que os papagaios são monogâmicos, totalmente fiéis a seus companheiros. Para acontecer a reprodução, o macho corteja a fêmea, que geralmente bota três ovos ou mais, que eclodem em aproximadamente um mês. Quando os papagaios perdem seus parceiros, dificilmente escolhem outro, vivendo sozinhos até o fim da vida.
Criação
Esses animas dóceis, sociáveis e carinhosos se adaptam bem a diferentes lares. Por serem brincalhões, precisam de itens essenciais para suas atividades, como poleiros e brinquedos.
Também são pets que gostam de bastante espaço, então é recomendado deixá-los livres para voarem e se divertirem. É importante saber que os papagaios bicam praticamente tudo, então é importante estar atento para que ele não se machuque com lascas de madeira e pedaços cortantes.
Como ter um papagaio?
Atualmente, essa espécie está liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que institutos de preservação e resgate de animais façam a criação em cativeiro.
Essa atitude promove a preservação da ave silvestre, além de permitir que tutores criem legalmente. Assim, é possível comprar papagaios de origem certificada, com autorização do Ibama, que zela pelo bem-estar e segurança dos animais. Lembre-se de realizar a compra em um cativeiro legalizado, solicite a nota fiscal e certifique-se que o animal esteja microchipado.