As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Comprar ou adotar um cachorro? O que é melhor?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

comprar ou adotar

Para quem quer ter um cão, seja qual for a escolha entre comprar ou adotar um, terá de passar por prós e contras da decisão. A dúvida antes de levar um cachorrinho para casa pode ser grande, já que muitas pessoas não sabem qual a opção mais recomendada e não sabem se é melhor investir um certo dinheiro no animal ou pega-lo de uma adoção.

Independente da decisão que for tomada, o animal de estimação chega na casa para suprir diversas demandas dos tutores, sendo um ótimo parceiro por um bom tempo. Mas para isso, dependendo de como ele foi adquirido, algumas necessidades desafiam a família para conviver, principalmente nos primeiros meses, com esses pets. Na dúvida de comprar ou adotar um cachorro, e pensando no planejamento a ser seguido após a chegada do bichinho, acompanhe a matéria de hoje para entender o melhor a se fazer.

Compromissos ao comprar ou adotar um cachorro

Antes de tomar a decisão de comprar ou adotar um cãozinho, e até mesmo antes dele chegar a sua casa, é necessário que o tutor e a família tenham em mente algumas demandas que o animal pede naturalmente. O orçamento familiar passa a ser diferente, e o tempo levado para alguns cuidados do dia a dia também. Deve se estar preparado para arcar com ração, vacinas, medicamentos, e regularidade de consultas veterinárias. Além disso, roupinhas, guias, brinquedos e coisas comuns que são utilizadas diariamente também entram nessa lista.

Não apenas a parte financeira, mas também muitos novos hábitos devem ser tomados pelos tutores ao comprar ou adotar um cachorro. Por exemplo, é necessário que a família se comprometa a passear com o cão todo o dia praticar exercícios físicos, garantir atenção e gastar um tempinho para trocar a alimentação, a água e o local de higiene do animal.

Benefícios de adotar um cachorro

Agora, vamos acabar com suas dúvidas entre comprar ou adotar um cachorro. Falando de adoção, onde fazer isso é a tarefa menos difícil. É possível encontrar uma maneira de pegar um cãozinho em diferentes lugares, seja em ONGs, em feiras de adoção, ou então em abrigos de animais abandonados. Fato é que, de onde vier, será uma boa ação, já que além do viés financeiro, que é bem mais simples, também é um ato de bondade e amor de acolhimento a um ser vivo. Então, considere buscar por cães idosos, adultos, ou filhotes que tenham sido abandonados, já que quantidade é o que não falta nesse caso.

Adotar um cachorro pode ajudar, não apenas o tutor e o cãozinho em especial, mas também os animais e a população de maneira geral. Por exemplo, é uma excelente maneira de diminuir a superpopulação de animais abandonados nas ruas e a sequência da existência dos casos. Combatendo de pouco em pouco, a população de pets abandonados diminui e, consequentemente, a procriação também, ajudando até nas ruas.

É possível que o tutor queira um cachorro de raça e/ou que esteja com as vacinas em dia, bem adestrado e sem problemas relacionados a tamanho, raça e energia. Não se preocupe! Não é a coisa mais comum encontrar cachorros nessas predefinições para adoção, porém, existem sim casos em que eles estão disponíveis. Se for adotado um cão já na fase adulta e que foi inicialmente bem cuidado, as chances de ele já vir protegido contra algumas doenças são altas, além dos cuidados comuns. Isso porque, algumas vezes os cães são abandonados por algum motivo superior, mesmo que tenham sido bem tratados a vida inteira.

Benefícios de comprar um cachorro

Se ainda está em dúvida sobre comprar ou adotar um cachorro, e está considerando a ideia de pagar um valor para tê-lo, tenha em mente que muitas vezes o preço pode ser um pouco salgado. Nos casos em que a família faz questão de incluir um membro filhote e de raça, a compra pode ser uma ótima opção. E lembre-se, o indicado nesses momentos é que a aquisição seja realizada por meio de um canil ou estabelecimento de confiança e responsável, a fim de conhecer as origens do animal e não ter problemas com sua saúde no futuro.

O local de onde ele será trazido é super importante, já que muitos canis e pet shops desconhecidos podem fazer parte do grupo de exploração aos cães de raça. Desta forma, o cão sofre com maus tratos por toda a vida até ir à casa de um novo tutor, pois o dinheiro sobressai acima da integridade do animalzinho.

Comprando o cachorro, as chances de o animal chegar à família com traumas relacionados a abandono e maus tratos é muito menor, já que donos antigos podem ter abusado dele. Essa é uma maneira de facilitar no convívio e na socialização do animal, que pode vir com pré-requisitos caso não tenha sido bem cuidado durante a parte anterior da vida.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS