Sua chinchila está doente? Três sinais para ficar atento
As chinchilas, animal exótico extremamente fofo e simpático, não demandam muitos cuidados, como passeios diários. No entanto, assim como todos os pets, esse roedor também pode ficar doente. Por isso, é fundamental que o tutor esteja atento aos sinais de que pode haver algo errado com o bichinho.
Como um bom tutor que presa pelos cuidados do pet, é essencial prestar atenção nas fezes do animal quando for higienizar a gaiola. Diarreias podem ser um sinal de doença no trato digestivo, alimentação inadequada ou uma enfermidade infecciosa. Também podem ser identificadas mudança na cor e na firmeza dos excrementos.
Outro principal sintoma é a mudança na pelagem da chinchila. Quando esse pet é alimentado com dietas muito proteicas, o pelo tende a ficar fraco e ondulado, enfermidade conhecida como “síndrome do pelame de algodão”.
Esse aumento na região abdominal pode ser causado por torções intestinais, casos crônicos de constipação ou de gastroenterite. O veterinário poderá diagnosticar por radiografias. O animal, na tentativa de aliviar a dor na barriga, pode ficar debruçado ou se manter mais “esticado”.
E lembre-se: se notar qualquer mudança, seja físico ou comportamental, na sua chinchila, procure ajuda de um médico veterinário especializado na espécie.
Estuda jornalismo na Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua como estagiária no Panorama Pet&Vet. Apaixonada pelo SPFC, também escreve notícias sobre futebol. Já atuou na área de marketing.
Caroline Gomes possui 900 conteúdos publicados no Panorama Pet&Vet. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente