As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

CFMV divulga nota em solidariedade às vítimas das chuvas no RS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Vítimas das chuvas
Foto: Freepik

O Conselho Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) divulgou nota em solidariedade às vítimas das chuvas no estado do Rio Grande do Sul (RS).

Segundo a Defesa Civil, até a manhã desta segunda-feira (6), 83 pessoas morreram em decorrência dos temporais que atingem o estado. Além disso, mais de 850 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Profissionais médicos veterinários e zootecnistas estão presentes na região, agindo de forma ágil e eficiente para oferecer suporte técnico, seguindo as diretrizes da Resolução CFMV nº 1.511/2023, que orienta a atuação em desastres que envolvem animais domésticos e selvagens em grande escala.

Destacam-se as seguintes atividades realizadas pelos profissionais, conforme nota divulgada pelo CFMV:

  • Resgate e cuidados: médicos veterinários têm resgatado animais em situação de risco, prestando primeiros socorros, tratando ferimentos e oferecendo abrigo;
  • Apoio à comunidade: profissionais têm colaborado com equipes de emergência e defesa civil para orientar a população sobre cuidados com os animais, vacinação e medidas preventivas;
  • Monitoramento da saúde animal: profissionais monitoram possíveis surtos de doenças nos animais devido à emergência;
  • Proteção à fauna silvestre: desempenho crucial na proteção de animais selvagens, auxiliando no resgate e na realocação para áreas seguras;
  • Colaboração com autoridades: trabalhando em conjunto com órgãos públicos e entidades de proteção animal para mitigar os impactos nas áreas afetadas.

Diante da situação de calamidade pública no estado, o governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. A chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38) está novamente ativa, vinculada à conta bancária do Banrisul.

A gestão e fiscalização dos recursos são realizadas por um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil e composto por representantes do governo e entidades sociais. Os recursos serão integralmente direcionados ao suporte humanitário às vítimas das enchentes e à reconstrução das áreas afetadas.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!