
Você já se perguntou se pode oferecer ovo para seu pet? A resposta é sim. Segundo o Instituto Ovos Brasil (IOB), o alimento é rico em proteínas e nutrientes, sendo uma alternativa deliciosa e saudável como petisco.
“O ovo é uma ótima fonte de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos pets. Incorporar ovo na dieta pode não apenas melhorar a disponibilidade de nutrientes, mas também oferecer um complemento saudável”, diz a zootecnista Tabatha S. R. Lacerda.
Além disso, as proteínas do alimento são fundamentais para o desenvolvimento saudável dos tecidos corporais e fortalecimento do sistema imunológico dos animais de estimação.
Como adicionar ovos na dieta do pet
O ovo pode ser oferecido como snack. Mas, antes de oferecer o alimento novo ao animal, é fundamental consultar um médico veterinário para orientações.
Segundo recomendações da médica veterinária e nutricionista Juliana Frios, o ovo deve ser cozido e misturado na ração. Além de garantir mais sabor, também ajuda em situações clínicas como ausência de apetite.
Embora seja possível oferecer ovo cru, nada de oferecer sem orientação veterinária, viu? E lembre-se de não adicionar sal ou temperos, que podem ser prejudiciais aos animais. É interessante saber ainda que as cascas de ovo, quando secas e trituradas, são uma excelente fonte de cálcio, especialmente.