Você já pensou ter um pet atleta? Bom, antes de fazer seu cachorro correr, jogar bola ou praticar outros esportes, saiba que é importante prepará-lo para essa rotina.
Os esportes caninos mais praticados no mundo são: provas de agility (agilidade, em português), que são atividades em que os pets passam por uma série de obstáculos; provas de pastoreiro, na qual os cães conduzem ovelhas no campo por meio de comandos; e esportes de guarda e proteção.
Como treinar seu cão para ser um pet atleta
Em entrevista ao portal Metrópoles, o treinador Felipe Kaelli explicou que a preparação emocional, física e muscular são essenciais para introduzir os cães nesse universo. A médica veterinária Mayara Andrade, nutróloga da BRF Pet, afirmou que a nutrição é um dos pilares mais importantes para pets que fazem atividades físicas intensas.
Acompanhamento médico
O primeiro passo é realizar uma avaliação inicial com o veterinário. É superimportante ter o “aval” de um especialista para saber se o peludo está apto para fazer exercícios físicos.
Preparo gradual
É fundamental preparar um plano de treino para que o animalzinho tenha uma evolução gradual.
Alimentação ideal
A quantidade diária de alimento deve ser seguida rigorosamente. É possível que o médico veterinário inclua suplementos alimentares na dieta.
Saúde mental
Um bom atleta precisa estar com a saúde mental em dia, e isso não é diferente com os nossos amigos de quatro patas. Os animais não devem deixar de interagir com outros bichinhos, mas é preciso estar atento, já que eles podem ficar muito motivados e com emoções “à flor da pele”.