Se você está pensando em ter mais de um pet em casa, é importante saber quais raças de cães convivem melhor para não impactar a sua saúde e de seus bichinhos. O portal Metrópoles entrevistou especialistas da área para saber quais cachorros dão match no quesito convivência.
Quais raças de cães podem conviver juntas?
Golden retriever e labrador retriever
De acordo com a médica veterinária Carla Maion, as duas raças são bem parecidas, tanto fisicamente como suas personalidades.
Esses cães são conhecidos por serem muito extrovertidos e sociáveis, além de serem pacientes e se adaptarem bem a diferentes lares e companhias. A natureza amigável dessas raças garante que eles se tornem amigos, sem muitos problemas de dominância ou agressividade.
Border collie e pastor-de-shetland
Essas raças são conhecidas por serem inteligentes e terem muita energia, segundo o veterinário Fábio Chavier. O pastor-de-shetland costuma ser ativo, de temperamento dócil e alegre, enquanto o border collie é uma mistura de energia física e mental. Um complementa a energia do outro e, por isso, são compatíveis.
Pincher e chihuahua
Ambos são cachorros de pequeno porte e de personalidade semelhante. Segundo a especialista em manejo e bem-estar animal, Priscila Bernardes, quando esses animais são apresentados de forma adequada, eles podem se tornar excelentes companheiros.
Cocker spaniel e beagle
As duas raças têm moderados níveis de energia e gostam de atividades que envolvem exploração e brincadeiras. A disposição amigável e amorosa desses dois pets facilita a interação positiva e a formação de laços.
Boston terrier e buldogue francês
Essas duas raças têm personalidades semelhantes e são conhecidas por serem amigáveis. Ambas são tranquilas e companheiras, podendo se tornar grandes amigas.
Lhaso apso e shih tzu
Essas duas raças têm temperamentos compatíveis. Elas possuem a necessidade de exercício moderado e apreciam ambientes mais calmos. O shih tzu tem uma natureza afetuosa, assim como o lhasa, podendo apreciar a companhia de outros cães.
Construção de relações saudáveis
É preciso ter em mente que, independentemente da raça, existem formas eficazes para promover uma boa convivência entre os cachorros. O ideal é socializar os animais de estimação de maneira gradual e positiva em um ambiente neutro. Além disso, supervisionar as interações iniciais e usar recompensas, como brinquedos ou petiscos, para reforçar comportamentos positivos desejáveis.