As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

10 curiosidades do olfato dos cães

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Olfato dos cães
Foto: Freepik

Você sabia que o seu cachorro possui sentidos extremamente aguçados? Eles conseguem “enxergar” o mundo por meio do olfato. A extraordinária capacidade olfativa desses animais permite que eles detectem células cancerígenas, explosivos, drogas e até encontrem pessoas ou bichinhos perdidos. A seguir, listamos diversas curiosidades sobre o olfato dos cães.

Top 10: capacidades do olfato dos cães

Quantidade de receptores olfativos

Os cães possuem aproximadamente 300 milhões de receptores olfativos em seus narizes, enquanto os humanos têm apenas cerca de 6 milhões. Isso significa que a capacidade olfativa dos cães é incrivelmente superior.

Cérebro dedicado ao olfato

A parte do cérebro dos cães dedicada à análise de cheiros é 40 vezes maior do que a dos humanos, o que lhes permite processar uma enorme quantidade de informações olfativas.

Detecção de doenças

Os cães são capazes de detectar doenças como câncer e diabetes por meio do cheiro. Existem casos documentados de cachorros que alertaram seus donos sobre a presença de câncer antes mesmo do diagnóstico médico.

Olfato direcional

Os cachorros conseguem perceber a direção de onde vem um cheiro. Isso é possível porque eles podem cheirar separadamente com cada narina, criando uma espécie de “imagem olfativa” tridimensional.

Comunicação olfativa

Os cães se comunicam entre si por meio de cheiros. Eles podem obter informações sobre outros cachorros, como idade, sexo, e estado emocional, apenas pelo cheiro.

Capacidade de memória olfativa

Os cães também têm uma memória olfativa incrível. Eles podem reconhecer e lembrar-se de cheiros por muitos anos, o que os ajuda a encontrar o caminho de casa ou a lembrar de pessoas e outros animais que conheceram no passado.

Detecção de explosivos e drogas

Graças à sua capacidade olfativa, cães são frequentemente utilizados pelas forças de segurança para detectar explosivos, drogas e outras substâncias ilegais.

Olfato e a água

Os cães conseguem detectar cheiros mesmo debaixo d’água. Isso os torna excelentes em atividades como resgate aquático.

Fator de raça

Algumas raças de cães têm um olfato ainda mais aguçado do que outras. Os bloodhounds, por exemplo, são conhecidos por sua capacidade excepcional de rastreamento.

Células jacobsonianas

Os cachorros possuem um órgão adicional chamado Jacobson ou órgão vomeronasal, que lhes permite detectar feromônios, substâncias químicas que transmitem informações entre animais da mesma espécie, aumentando ainda mais sua capacidade de percepção olfativa.

 

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!