Associação quer dar voz comercial e política ao atacado pet

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança entre Paulo Cesar Maciel e Diego Dahas Câmara: setor pleiteia novo tratamento tributário Foto: Divulgação

Principal associação representativa do atacado pet, a Andipet aumentou em 50% seu contingente de associados em dois anos. Hoje com as bases fortalecidas e cerca de 60 distribuidoras afiliadas, a associação planeja agora dar voz ao setor, reforçando os vínculos das empresas com os demais atores da cadeia e também no âmbito governamental.

Esses objetivos ficaram explícitos na convenção da Andipet, realiada na última semana, que reuniu 75 empresários e executivos em São Paulo (SP), com direito a imersão e um espaço exclusivo para palestras durante a Pet South America. A programação marcou ainda a eleição da nova diretoria da entidade, que será empossada em 2025 para um mandato de três anos (ver relação completa abaixo).

O então presidente Paulo Cesar Maciel deu lugar a Diego Dahas Câmara. Com 41 anos de idade, ele comanda desde 2005 a Royal Norte (Belém-PA) ao lado dos irmãos Igor e Marcos. Mas sua trajetória destoa da de muitos empresários que herdam o negócio da família. O pai José Olívio, engenheiro civil que jamais atuou no mercado pet, seguiu os conselhos de amigos e decidiu comprar uma distribuidora paraense que mantinha exclusividade com a Royal Canin. Como um autêntico investidor, firmou a operação e a entregou para os filhos.

“Histórias como a de Diego revelam a rica diversidade do setor e ajudam a apontar os caminhos que devemos seguir para fortalecer institucional e comercialmente todo o ecossistema pet, o que abrange inclusive os 80 mil  PDVs que atendemos em todo o país”, ressalta Maciel.

Novas diretorias ratificam plano de valorização do atacado pet

A ampliação do número de diretorias simboliza a estratégia da associação para valorizar o atacado pet. A Andipet passa a contar com as áreas de relacionamento com a indústria; relações governamentais; tecnologia e inovação; educação e treinamento; e ainda um conselho de ética e compliance, além de renomear o cargo de relações públicas para marketing. Essas funções juntam-se às de tesouraria, secretaria geral e vice-presidência.

Câmara terá como vice-presidente Nory Fernando Brescancini, diretor da distribuidora paulista Vetline. “Unimos lideranças e inteligências de diferentes regiões e especialidades. Dessa forma, queremos profissionalizar o canal indireto e nos posicionar como alternativas para as megalojas pet, aumentando a capilaridade da indústria e aprimorando o mix e o poder de negociação dos pequenos e médios pet shops”, observa.

O novo comandante da Andipet também defende um novo tratamento para o setor em assuntos como a carga tributária. “O mercado pet vem crescendo acima do PIB, além de incentivar os negócios da indústria e estimular o advento de startups. Porém, ainda somos vistos como supérfluos e convivemos com uma carga tributária abusiva, na casa de 50%”, alerta.

Convenção realça conquistas e conexões com outros mercados

A convenção da Andipet teve dez horas de painéis, que realçaram a preocupação da entidade em assimilar experiências de outros setores. Em uma das palestras, Câmara dividiu espaço com Mauricio Nogueira (Grupo Animais Distribuidora) e Juliano Faria Souto (Fasouto Distribuidor), representando respectivamente os segmentos pet e de nutrição humana.

Outra sessão foi conduzida por Andrea Castro, coordenadora da Comac – Comissão de Animais de Companhia; e Geraldo Monteiro, diretor executivo da rede Integração Farma, que agrega distribuidoras de medicamentos. E como parte da meta de se aproximar do poder público, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), coordenador da Frente Parlamentar do Livre Mercado, ministrou uma palestra exclusiva às distribuidoras para analisar os impactos da reforma tributária.

O evento também deu vazão às conquistas recentes da Andipet, entre as quais a formação da Conexão Pet, plataforma que estabelece conexões comerciais por meio de um ambiente virtual. A entidade firmou parcerias com a Napp, parceira do Google em projetos de digitalização para o pequeno e médio varejo; e com a Caixa Econômica Federal, que assegura acesso a linhas especiais de financiamento. Além disso, esteve pela primeira vez em uma feira de negócios do Exterior, ao participar da Zoomark International 2023, em Bolonha (Itália).

“Nosso propósito é muito claro. A defesa institucional do atacado pet exige que integremos o setor em torno de dados mais robustos e oportunidades de novos negócios”, conclui Câmara.

Composição da nova diretoria da Andipet (2025-2027)

Presidência: Diego Dahas Câmara (Royal Norte-PA)

Vice-presidência: Nory Fernando Brescancini (Vetline-SP)

Tesouraria: Élvis de Oliveira Roson (Nutri Pet-MG)

Secretaria: Priscila Segatto Chequeto Lorenzoni (Chegatto-ES)

DIRETORIAS

Conselho de ética e compliance: William Neves Miranda (NB Distribuidora-PI)

Educação e treinamento: Danilo Guedes Junqueira Junior (Districenter-MG)

Marketing: Eduardo Bonifácio (Pirâmide Azul-SP)

Relações governamentais: Mauricio Nogueira (Grupo Animais Distribuidora-BA)

Relacionamento com a indústria: Nadson Pessoa Filho (NN Pessoa-PE)

Tecnologia e inovação: Marcos Caldas (PlayPet-SP)

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: