Na última tarde de sexta-feira (9), um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, município de São Paulo. Não houve sobreviventes.
Segundo informações do g1, a companhia aérea divulgou no final da tarde a lista com os nomes das pessoas que estavam no avião. É o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007, no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.
As vítimas estavam em um avião que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. “A perda do contato com o radar ocorreu às 13h22”.
Entre as vítimas estava a médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que atuava como professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A universidade lamentou a morte da profissional. “Enlutada, a Universidade Federal do Paraná presta solidariedade aos familiares e amigos da professora Silvia”, disse a instituição.
“A perda da professora Silvia Cristina é uma imensa tragédia que atinge toda a comunidade do Setor Palotina e da UFPR como um todo. Sua dedicação à educação e à pesquisa, bem como seu compromisso com o desenvolvimento de nossos estudantes, deixarão um legado que será lembrado por todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado”, lamentou o diretor Wilson de Aguiar Beninca.
Silvia se formou em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1996, e desde 2009 fazia parte do quadro de professores da UFRP.
A professora ministrava as disciplinas de Zoonoses, Epidemiologia Veterinária, Saúde Pública e Educação para Saúde no setor Palotina. Ela também atuou como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal no setor e coordenadora do curso de Medicina Veterinária.
Na Prefeitura de Palotina, Silvia Cristina Osaki foi membro do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, da Sala da Situação da Dengue e do Conselho Municipal de Turismo, além de atuar como Secretária da Associação dos Amigos do Hospital Municipal.