Toxoplasmose: gatos não são os vilões da doença

Mitos e verdades sobre a toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e pode ser transmitida aos seres humanos por meio das fezes de diversos animais contaminados. Medidas preventivas incluem o consumo de água tratada, a lavagem cuidadosa de frutas e vegetais antes do consumo, a higienização adequada das mãos com água e sabão, especialmente após o manuseio de carnes cruas e antes das refeições. A seguir, revelamos os mitos e verdades acerca da chamada “doença do gato“.

Toxoplasmose: o que é, causas e tratamento

A toxoplasmose existe por conta dos gatos: Mito. De acordo com o Ministério da Saúde, a “doença do gato” recebeu esse nome por conta do ciclo do parasita, no qual os felinos são os únicos hospedeiros definitivos. Geralmente, eles são contaminados devido a ingestão de carne de aves e roedores.

Nem todos os gatos vão ter toxoplasmose: Verdade. Os bichanos que se alimentam de ração e que vivem em casa ou apartamento, sem acesso à rua, dificilmente vão contrair a doença.

Todos os gatos podem transmitir a doença: Mito. Segundo o CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo), gato sadio, castrado, vermifugado e devidamente assistido pelo médico veterinário, raramente se constitui em uma fonte de infecção para a toxoplasmose e demais zoonoses.

Todos os animais apresentam sintomas: Mito. Nem sempre os animais de estimação apresentam sinais clínicos evidentes, mas podem ter: febre, gânglios inflamados e doloridos (ínguas), pneumonia, encefalite, convulsões e abortamentos.

Em animais, a toxoplasmose pode aparecer juntamente com outras doenças: Verdade. Cães e gatos podem apresentar doenças como cinomose e leucemia felina.

O contato com gatos causa a doença em humanos e outros animais: Mito. O risco está principalmente no contato com as fezes contaminadas de felinos, no consumo de água contaminada ou alimentos mal lavados ou mal cozidos.

A doença é perigosa para todos: Mito. A maioria das pessoas infectadas pela primeira vez não apresenta sintomas e, por isso, não precisam de tratamentos específicos, apenas tratamento para combater os sinais.

Todo mundo pode desenvolver sintomas graves: Verdade. No entanto, pessoas com imunidade enfraquecida, gestantes e recém-nascidos têm maior probabilidade de desenvolver toxoplasmose grave.

É preciso visitar um médico veterinário com frequência: Verdade. Todos os donos de animais de estimação precisam consultar um profissional para manter o bichinho saudável.