As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Petz tem oito trimestres com alta de 30%

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Se o varejo tradicional ainda sofre com alguns impactos da pandemia, a Petz não toma conhecimento da crise. Pelo oitavo trimestre seguido, a varejista de produtos para animais de estimação superou os 30% de crescimento. As informações são do Valor Econômico.

Para o CEO da Petz, Sergio Zimerman, o contexto no qual os resultados foram atingidos é o mais importante. “Em qualquer cenário, seria bastante forte o crescimento, mas se você considerar o que foi o varejo brasileiro nesses últimos oito trimestres, isso deixa ainda mais escancarado o diferencial de nosso projeto”, destaca.

Com um salto de 32,3% na comparação anual no quarto trimestre de 2021, a Petz faturou R$ 694,4 milhões. Além do crescimento das lojas já estabelecidas, a abertura de novos PDVs – 37 no ano – também ajudou a acelerar o crescimento.

O lucro líquido para o período chegou à marca de R$ 31,1 milhões, registrando um crescimento de 16,2%. A expectativa é que, se o ritmo for mantido, a companhia dobre de tamanho antes do fim de 2022.

No segundo semestre de 2020, a companhia entrou na bolsa com um faturamento de R$ 1,7 bilhão. No ano passado, a Petz já atingiu R$ 2,5 bilhões, números que não consideram aquisições recentes, como as empresas Zee.Dog, Cansei de Ser Gato e Cão Cidadão.

Petz foca no digital

Em 2019, as vendas no ambiente digital da Petz representavam apenas 7,7% do faturamento total, com R$ 89,5 milhões. Atualmente, esse valor apresentou um crescimento exponencial, representando 30,3% do faturamento e atingindo a marca de R$ 750 milhões.

Alice Penna, executiva-financeira do grupo, destaca que apesar de ser um investimento recente, a companhia já conseguiu encostar na concorrência. “Já estamos no mesmo patamar do nosso concorrente, e começamos com uma base bem menor em 2020”.

Dois grandes motores para o aquecimento das vendas digitais foram os negócios omnichannel e o aplicativo da empresa. 90% das vendas digitais saíram diretamente das lojas do conglomerado e 67% das compras online foram feitas pelo app.

Aplicativo fez sucesso com os consumidores

Os números do aplicativo da Petz impressionam se comparados com outras empresas do setor que investiram na área. Em 2021, o app da varejista teve um volume de downloads superior ao das ferramentas da Cobasi e da Petlove. Além disso, o programa para celulares atingiu 1 milhão de usuários ativos no mês de dezembro.

Ração é o carro-chefe

As rações e os demais itens considerados de compra obrigatória representam 80% das vendas da Petz. Zimerman destaca que os consumidores seguem “fiéis” a suas marcas, sem trocar por concorrentes de maior ou menor prestígio.

Os investimentos para 2022

Para manter a dinâmica de crescimento, a Petz já alugou áreas para a abertura de 50 lojas. Essas inaugurações demandarão um investimento que pode chegar a R$ 300 milhões. Entre os estados que receberão pela primeira vez a companhia estão o Maranhão, Pará e o Piauí.

Outro movimento planejado é a entrada no mercado de planos de saúde para pets. A empresa já possui uma rede própria de hospitais e clínicas veterinárias, a Seres. Um piloto deve ser lançado ainda em 2022.

Fonte: Panorama PetVet

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS