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E-commerce pet movimenta R$ 1,3 bilhão no 1º trimestre

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E-COMMERCE PET
Fonte: Freepik

O e-commerce pet exibe mais um sinal de força no varejo brasileiro. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o segmento faturou R$ 1,3 bilhão. O movimento é recorde para o período e representa um avanço de 3,2% sobre o intervalo de janeiro a março de 2023.

Os dados são da Neotrust, consultoria especializada no monitoramento da jornada de consumo. “O e-commerce retomou um crescimento acima de 10% no início de 2024, e o segmento de pet shops está alinhado a essa tendência, avançando significativamente em termos tecnológicos”, ressalta Jean Laloux, consultor de dados da Neotrust, em entrevista ao portal E-Commerce Brasil.

Os alimentos destinados aos cães lideram o mercado de vendas online do varejo pet, representando 45,7% do faturamento nos primeiros três meses de 2024. Houve um aumento de 13,6% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Em seguida, aparecem os produtos voltados para a saúde dos animais de estimação e os alimentos destinados aos gatos, com evolução de 31,4% e 14,5%, respectivamente. Por outro lado, as vendas de aquários e brinquedos para pets caíram.

A pesquisa também indica um acréscimo no valor médio das compras. O tíquete médio de R$ 118,90 no primeiro trimestre de 2021 saltou 30% e totalizou R$ 154,70.

E-commerce pet revela dinâmicas diferentes por região

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é natural que as dinâmicas regionais do e-commerce pet sejam diferentes. Enquanto a Região Norte contribui apenas com 2% da receita geral do segmento, o Sudeste lidera com mais de 68%.

No entanto, outras regiões experimentaram retrações, com quedas de 2,7% no Nordeste, 6,8% no Sul e 10,8% no Centro-Oeste.

Gigantes do setor lideram as vendas

O levantamento mostrou também a predominância de estabelecimentos especializados como canais de compra, mas esse movimento ainda está muito concentrado nas grandes redes de pet shops.

Entre janeiro e março deste ano, a Petlove, Petz e Cobasi, em conjunto, angariaram 77,9% do faturamento. No mesmo intervalo de 2021, essa representatividade era de 66,5%.

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