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Pequenos e médios pet shops ganham central de compras

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Pequenos e médios pet shops

Pequenos e médios pet shops ganham um canal sob medida para facilitar o acesso a novos produtos e serviços. O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) lançou uma central de compras exclusiva para o mercado pet.

A expectativa é reunir estabelecimentos atuantes no estado de São Paulo, o que inclui, além de pet shops, lojas de suprimentos e farmácias veterinárias. O objetivo é viabilizar uma negociação coletiva com a indústria e a aquisição de maiores volumes com descontos, até então, concedidos somente às grandes redes.

Para dar vazão ao projeto e acelerar o número de adesões, o sindicato realizou no ano passado uma pesquisa para mapear o perfil dos pontos de venda e o comportamento de consumo. “Com base em análises da nossa Câmara Setorial de Lojistas de Pet Shop, esse modelo tem potencial para reduzir os preços em 15% a 20%”, reforça Aldo Macri, vice-presidente do Sindilojas-SP

Por meio da plataforma, os lojistas planejam também obter mais flexibilidade em prazos de pagamento e realizar ações promocionais de venda. “Mas muito além de um canal para aprimorar a competitividade dos lojistas, as compras coletivas possibilitam ampliar a rede de relacionamentos setoriais. No momento em que o país enfrenta uma alta generalizada de preços, essa central pode fazer toda a diferença para o varejista”, complementa.

Mercado pet como laboratório

Ainda de acordo com o Sindilojas-SP, o mercado pet será um laboratório para a implementação de centrais de compras similares em outros setores como o de confecção – segmento com peso representativo junto à entidade, mas que convive com dificuldades de acesso a produtos em plena troca de coleção.

O estudo desenvolvido pelo sindicato procura traçar um raio-X dos empresários do mercado pet em São Paulo, com base em informações como a participação das vendas por categoria, marcas mais visadas pelos clientes, faixa etária e classe social do público. De posse desses dados, o grupo partirá em busca de fornecedores para apoiar a central de compras.

Potencial das PMEs no mercado pet

Um levantamento do Sebrae baseado em dados da Receita Federal demonstra o poder do pequeno varejo no mercado pet brasileiro. Atualmente, o segmento reúne 83,4 mil CNPJs, contra 18 mil em 2012, o que correspondeu a um avanço de 363%. Desse total, 78% (65,4 mil) é formado por microempreendedores individuais que atuam com comércio varejista, um dos alvos do projeto.

Fonte: Redação Panorama PetVet

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