Como identificar se o cão está com verme

Cão está com verme

Seu companheiro de quatro patas está mais abatido, sem apetite, com diarreia persistente, às vezes acompanhada de muco ou sangue? Esses sintomas podem indicar que o seu cão está com verme.

A verminose mais conhecida como infecção por vermes pode afetar cachorro sem várias fases da vida, sendo transmitidas de diversas maneiras. Na fase inicial da vida, os filhotes podem ser infectados desde o nascimento, por transmissão transplacentária, ou logo após o nascimento, por meio da amamentação, se a mãe estiver infectada.

Quando adultos, a infecção pode ocorrer por conta da ingestão de água contaminada ou alimentos mal higienizados, contato com fezes de outros animais hospedeiros e até mesmo picadas de mosquitos infectados.

Seu cão está com verme? Saiba formas de tratamentos

O tratamento das verminoses varia de acordo com o tipo de parasita. Na maioria dos casos, é necessário utilizar um antiparasitário prescrito pelo veterinário do animal.

A desparasitação não apenas trata, como previne, e o medicamento mais adequado depende de fatores como raça, peso, idade e condição clínica do animal. Portanto, o vermífugo deve sempre ser administrado sob orientação profissional.

A primeira dose de vermífugo deve ser administrada entre 15 e 30 dias de vida do bichinho, com um reforço após 15 dias da primeira aplicação.

Recomenda-se que cães sejam desparasitados a cada 15 dias a partir das duas semanas de vida, até completarem oito semanas, de acordo com o Conselho Tropical para Parasitos de Animais de Companhia.

Após as oito semanas iniciais, geralmente é necessário administrar vermífugo mensalmente até os 6 meses de idade. Após esse período, a frequência deve ser determinada pelo veterinário.

Como prevenir a infecção por vermes

Para prevenir verminoses, os veterinários aconselham investir em alimentação de qualidade, manter uma boa higiene e realizar visitas regulares ao veterinário.

A higiene é a melhor forma de prevenção, incluindo atenção a espaços públicos onde outros animais podem ter defecado recentemente e recolhimento das fezes do cão durante o passeio.

Manter o ambiente do animalzinho limpo, oferecer água filtrada e alimentos frescos também são medidas importantes de prevenção.