As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Mercado de ração para cães tem queda nas redes sociais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Mercado de ração
Foto: Freepik

O Panorama PetVet apresenta uma atualização sobre o posicionamento do mercado de ração para cães nas redes sociais. E a avaliação das principais marcas do segmento nesses canais não anda tão positiva.

O estudo da consultoria Zeeng, plataforma especializada no monitoramento digital de marcas, levou em consideração as quatro fabricantes líderes em vendas no país. São elas a Royal Canin (fabricada pela Mars), PremieRpet (fabricante homônima), Pedigree (Mars) e Hill’s Pet Nutrition (Colgate-Palmolive).

De acordo com a análise, em dezembro de 2023, a Royal Canin liderava com um escore de 5,18. A PremieRpet seguia de perto a primeira colocada, com 4,99. Cinco meses depois, em 20 de maio, as pontuações caíram para 4,63 e 4,05, respectivamente.

Já a Pedigree e a Hill’s Pet Nutrition, que completam o top 4, apresentaram melhora, mas continuam com escores bem abaixo de média. A Pedigree passou de 2,27 para 2,30 e Hill’s Pet subiu de 1,82 para 2,19.

A plataforma pontua as marcas de zero a dez. Apresenta tanto as publicações promovidas pelas fabricantes de rações para cães nas mídias sociais como as aparições orgânicas, como notícias.

Fabricantes de ração para cães não sustentam seguidores

O ativo social, baseado no número de seguidores das fabricantes de rações para cães, também convive com a queda. Antes, as companhias estudadas reuniam mais de 10 milhões de usuários. Agora, esse número é de 9,9 milhões. A Royal Canin mantém a maior base de fãs, com 4,3 milhões.

A maioria do público dessas marcas está concentrada no Facebook. A Royal Canin lidera com 4,1 milhões de curtidas, seguida por Hill’s Pet (2,1 milhões), PremieRpet (1,9 milhão) e Pedigree (1 milhão).

No Instagram, a PremieRpet lidera com 220 mil seguidores, superando a Royal Canin, que possui 210 mil. No YouTube, a subsidiária do grupo Mars lidera com 46 mil seguidores, superando a soma das três concorrentes, que totalizam 44,5 mil usuários. Em dezembro de 2023, esse número era de 44,1 mil seguidores.

Porcentagem de seguidores das marcas analisadas

Mercado de ração
Fonte: Zeeng

PremieRpet continua sendo a mais ativa nas redes

Em termos de volume de publicações, a PremieRpet é a que mais investe nas redes sociais, com 30 postagens entre 22 de abril e 20 de maio, o dobro das 15 postagens da Hill’s Pet. A Royal Canin fez nove posts e a Pedigree cinco.

Para efeitos de comparação, entre 6 de novembro e 4 de dezembro do ano passado, a PremieRpet era líder, com 24 postagens. A Royal Canin e a Pedigree estavam empatadas com 12 posts cada. A última colocação era ocupada pela Hill’s Pet, com sete publicações.

Total de notícias do dia 22/04/2024 a 20/05/2024

Mercado de ração
Fonte: Zeeng

Fora das redes sociais, o volume total de inserções espontâneas demonstra que o setor ainda enfrenta dificuldades para converter fatos em notícias. A Royal Canin lidera com 21 publicações em jornais e portais no mesmo período. PremieRpet (11), Hill’s Pet (quatro) e Pedigree (apenas uma) ajudam a revelar ainda mais essa carência.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS