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Petland lança modelo de franquia acessível e sustentável

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FRANQUIA ACESSÍVEL
Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland Brasil Foto: Divulgação

Pensando em democratizar o empreendedorismo no setor pet e oferecer uma opção de franquia acessível para aqueles que desejam ter seu próprio negócio no ramo, a Petland Brasil lançou a loja Eco Box. As unidades têm 24 m² e são construídas a partir de material reciclado.

O modelo requer um investimento a partir de R$ 195 mil, com retorno financeiro projetado em até 20 meses. Fazendo uma comparação, o custo para abrir uma loja convencional da marca é de pelo menos o dobro desse valor.

A marca espera abrir 30 unidades da Eco Box ainda este ano. Ao Panorama PetVet, o CEO da Petland, Rodrigo Albuquerque, afirma que a expectativa é levar o conceito para todo o país, sendo São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul os estados alvos.

A Petland já vinha explorando formatos menores de loja desde 2021. A marca chegou ao modelo atual no final de 2022, inaugurando uma unidade própria no Butantã, zona oeste de São Paulo. Depois, foi realocada para o Guarujá, litoral paulista, onde opera atualmente.

Modelo de franquia acessível foca em prestação de serviços

Albuquerque também destaca uma das principais vantagens da Eco Box: a praticidade e rapidez na montagem. O modelo pode ser instalado em locais de grande circulação, como estacionamentos de shoppings, academias, supermercados e dentro de condomínios, em um prazo de até 50 dias. Em contrapartida, uma loja tradicional pode demandar até seis meses para ser construída.

Além disso, essas unidades têm como foco os serviços, representando cerca de 90% do faturamento das operações. Segundo o CEO da marca, além do banho e tosa, os animais de estimação têm acesso a escovação dentária, hidratação de pelos e pele e remoção de subpelos.

As lojas, que são inspiradas me modelos contêiner, contam ainda com produtos selecionados como tapete higiênico, anti-pulgas, bifinhos e brinquedos.

“São produtos de giro alto, que oferecem ótimas margens para os franqueados, e atendem às principais necessidades dos pets e de seus tutores. Nosso time comercial estuda de forma prévia as regiões, identificando as maiores necessidades”, explica.

O fundador da empresa no país enfatiza que para garantir os padrões de qualidade e serviços em todas as unidades da Eco Box, os franqueados e suas equipes recebem treinamentos contínuos e possuem acesso a plataformas para adquirir conhecimento.

Acordo entre as duas líderes do mercado pet

Recentemente, foi anunciada a fusão das gigantes do mercado pet, Petz e Cobasi. Essa união resultará na formação de um grupo com faturamento bruto de R$ 6,9 bilhões.

Conforme divulgado anteriormente, com a união, a nova companhia somaria 483 lojas e R$ 209 milhões de recursos em caixa. Em entrevista ao InfoMoney, o empreendedor compartilhou sua perspectiva sobre assunto. “Acredito que, pelos próximos dois anos, [as duas empresas] vão se distanciar de serviços e lojas de bairro, o que, para nós, é ótimo. É onde está a maior fatia do mercado e não tem ninguém olhando.”

Fundada em 1967, nos Estados Unidos, a Petland está em 19 países. Seu processo de expansão por meio de franquias teve início na década de 1970. No Brasil, a primeira unidade foi inaugurada em maio de 2014, no bairro da Mooca, zona leste da capital paulista.

Atualmente, a empresa disponibiliza serviços como pet shop, clínica veterinária, banho e tosa, além de comercializar produtos de marca exclusiva e contar com distribuição própria.

 

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