O faturamento do mercado pet deve alcançar a marca histórica de R$ 60 bilhões neste ano. Os dados são do Instituto Pet Brasil e foram divulgados pela Veja.
Os indicadores apontam para um crescimento de 14% em relação à performance do setor em 2021. O principal motor para esse avanço continua a ser o segmento de pet food, com receita superior a R$ 33 bilhões no período. Essa categoria responde por 57% do mercado.
A segunda atividade com melhor desempenho é a venda de animais, que movimentou R$ 6,1 bilhões e representa 10,5% do setor. Os serviços veterinários e a comercialização de medicamentos totalizaram R$ 5,8 bilhões, o que equivale a 9,9% do faturamento total.
Exportações puxam faturamento do mercado pet
As exportações também vêm estimulando o faturamento do mercado pet, com acréscimo de 20% em relação ao ano passado, de acordo com levantamento do Projeto Setorial Pet Brasil, programa desenvolvido pela Apex Brasil. A venda de produtos para o Exterior deve ultrapassar R$ 495 milhões. Entre 2019 e 2021, durante o período da pandemia, o aumento foi de 40%, um salto de 295,11 milhões de reais para 412,46 milhões de reais.
Os dez principais destinos de 2021 dos produtos nacionais do segmento foram Chile, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Peru, México e Equador. Nos seis primeiros meses deste ano, os países da América Latina foram os principais destinos, liderados por Argentina, Chile e Colômbia, e também foram expressivas as vendas para os Estados Unidos.
“Buscamos aumentar a nossa participação em mercados da América do Sul e capacitar as empresas para passarem a fazer negócios internacionais ou ampliá-los em mercados que ainda são pouco conhecidos no Brasil. Destacam-se Emirados Árabes Unidos, China e Índia, que possuem um grande potencial consumidor, com perspectivas de crescimento, e que ainda precisam ser melhor compreendidos e trabalhados pelas empresas brasileiras”, explica o analista da ApexBrasil, Cassio Akahoshi.
Fonte: Redação Panorama PetVet