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Exportações do mercado pet brasileiro crescem 600%

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No Brasil, o mercado pet, que congrega itens de alimentação, higiene e saúde, gera cerca de 3 milhões de empregos, e, em 2021, aumentou seu faturamento em 27%, o equivalente a R$ 51,7 bilhões. Além disso, a produção nacional conquista cada vez mais compradores internacionais.

As exportações, apoiadas pelo projeto Pet Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Instituto Pet Brasil (IPB), cresceram 600% desde 2005.

Quando o Pet Brasil surgiu, através de convênio firmado em maio de 2005 entre ApexBrasil e Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor brasileiro exportava para 150 países, gerando receita de US$ 68,2 milhões. Em 2021, as exportações chegaram a 192 países e somaram US$ 412,6 milhões, com projeção de que neste ano atinjam US$ 495,1 milhões.

“O projeto começou com menos de dez empresas. Hoje, já somamos 68, das quais 20 são exportadoras. Temos previsão de, ainda este ano, ultrapassar a média de 70 integrantes no Pet Brasil, porque é um segmento que está em considerável expansão. Prova disso é que no ano passado, o valor total exportado pelas empresas apoiadas diretamente pelo projeto foi de US$ 39,98 milhões, uma alta de 20,2% em relação a 2020”, conta um dos idealizadores do projeto e membro do Conselho Consultivo do IPB, Edson Galvão de França.

Mercado pet na América Latina

Os dez principais destinos de 2021 dos produtos nacionais do segmento foram Chile, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Peru, México e Equador. Nos seis primeiros meses deste ano, os países da América Latina foram os principais destinos, liderados por Argentina, Chile e Colômbia, e também foram expressivas as vendas para os Estados Unidos.

Para ampliar as exportações do setor, que ainda é dominado pelos Estados Unidos, o foco do Pet Brasil está voltado justamente para aumentar essa presença nos países latinos. “Buscamos aumentar a nossa participação em mercados da América do Sul e capacitar as empresas para passarem a fazer negócios internacionais ou ampliá-los em mercados que ainda são pouco conhecidos no Brasil. Destacam-se Emirados Árabes Unidos, China e Índia, que possuem um grande potencial consumidor, com perspectivas de crescimento, e que ainda precisam ser melhor compreendidos e trabalhados pelas empresas brasileiras”, explica o analista da gerência de Agronegócios da ApexBrasil, Cassio Akahoshi.

Fonte: Redação Panorama PetVet

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