Muitas pessoas acreditam que os bigodes dos gatos são apenas um charme estético, mas eles desempenham funções importantes, garantindo bem-estar e a qualidade de vida dos felinos.
8 curiosidades sobre os bigodes dos gatos
Nome do bigode
Os bigodes dos gatos são cientificamente chamados de vibrissas. Eles são os pelos mais longos e sensíveis do rosto dos bichanos, localizados perto do nariz, acima dos olhos e até no queixo.
Nem todos os bichanos tem a mesma quantidade de pelo
Segundo a Petz, a maioria dos gatinhos têm em média 24 vibrissas, 12 de cada lado. Mas esse número pode variar, com alguns apresentando mais ou menos.
Ajuda o pet a não entrar em enrascadas
Os bigodes são tão longos que ultrapassam a largura da cabeça do gato, ajudando o felino a se mover com segurança. Como? Eles funcionam como uma espécie de antena, dando noção espacial.
Equilíbrio e função sensorial
Além de ajudar o gato a entender seu tamanho e a passar por espaços apertados, as vibrissas também auxiliam no equilíbrio. Elas detectam até mesmo menores mudanças no ambiente, graças às suas raízes profundas conectadas às células sensoriais.
Posso cortar o bigode?
Não! Cortar ou aparar os bigodes pode prejudicar o equilíbrio e a percepção espacial do pet. Ou seja, ele pode ficar estressado e desorientado.
Não mexa nos bigodes felinos
Além de não poder cortar os bigodes, é ideal evitar brincar com eles. Como são extremamente sensíveis, qualquer toque ou vibração é percebido pelo animal e pode causar desconforto.
Bigodes fracos e quebradiços
Se o seu peludo está com os fios mais fracos, pode indicar que algo não está bem. Sendo assim, é indispensável a ida ao veterinário. Mas não se assuste caso encontre um fio pela casa. Assim como os pelos normais, as vibrissas também passam pelo processo de crescimento e queda.
Nem todos os felinos têm bigodes
Raças como o sphynx, por terem pouca ou nenhuma pelagem, não possuem vibrissas. Como isso impacta diretamente suas habilidades de equilíbrio, esses felinos compensam usando o corpo esguio e orelhas compridas para se orientar.