As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

O que explica um cão cheirar as partes íntimas dos humanos?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Pode ser que você já tenha visto um cão cheirar as partes íntimas de seu tutor ou de outro humano qualquer que conheça. Esses animais são donos de um olfato extremamente aguçado e utilizam disso para diversas necessidades do dia a dia. Muitas vezes, é por meio disso que os cachorros entram em contato com o mundo, se comunicando com outros animais de maneira mais fácil, e com os humanos. Nessa interação anos, pode ocorrer do animal cheirar as partes íntimas do seu amigo.

Na maioria das vezes essa ação soa como esquisita e pode até gerar uma série de risadas para os humanos, além de ser uma questionadora iniciativa do cão. Obviamente, isso é algo inicialmente desagradável, porém existe uma explicação para que façam isso sempre que chega uma pessoa em casa, por exemplo. Esse comportamento pode ser entendido em função de algumas motivações do pet relacionados ao faro do cachorro e à suas atitudes no dia a dia. Vamos descobrir quais são elas? Veja abaixo.

Entenda o porque de um cão cheirar as partes íntimas de uma pessoa

O pesquisador Stanley Coren realizou um estudo que busca explicar o porquê de um cão cheirar as partes íntimas de um humano. Segundo ele, o que motiva essa ação é apenas a busca por informações. Ou seja, ele quer conhecê-lo melhor. E isso só aumenta na região das partes íntimas do humano por um fator: as pessoas possuem glândulas sudoríparas pelo corpo, responsáveis pela produção de suor. O que acontece é que nas axilas e nas áreas genitais a concentração dessas glândulas é diferente, recebendo o nome de glândulas sudoríparas apócrinas.

São elas que chamam a atenção dos cães, já que ficam em alta concentração na região das partes íntimas. Elas produzem secreções (feromônios) detentoras de partes do citoplasma na célula, além de um aspecto viscoso e inodora para os humanos. Por se situar em maior quantidade nas axilas e na parte íntima, é comum que o cão tenha interesse em cheirar o local, e se pudesse, com certeza também iria xeretar as axilas, mas elas ficam muito distantes.

Essa relação de cheirar as partes íntimas de uma pessoa é muito parecida com a ação que os cães têm ao se conhecerem. Se você reparar, o animal sempre procura o rabo do outro cachorrinho, afinal, é por meio desse ato que eles se comunicam e conseguem diferentes informações sobre quem ele está cheirando.

Cão pode decifrar emoções humanas

O cheiro que emitimos impulsiona o animal a descobrir diversas informações do ser humano. Seu comportamento pode variar de acordo com o que ele sentiu no odor, inclusive a determinação do humor. Por esse meio eles são capazes de saber se estamos tristes, estressados, ansiosos ou exalando felicidade, literalmente, por conta dos feromônios. Voltando ao início da matéria, não fique bravo ou envergonhado caso seu cão venha a cheirar suas partes íntimas, já que ele pode estar apenas querendo saber como está seu humor.

Além disso, o cachorro também pode identificar diversas outras informações relacionadas às partes íntimas ao cheirá-las. Por exemplo, conseguem saber sobre o ciclo menstrual das mulheres, se ela está grávida, amamentando, em período de ovulação, ou até se a pessoa teve uma relação sexual nas últimas horas. Os feromônios ficam mais fortes nessas situações, além de incluírem um cheiro diferente do convencional.

Curiosidades que vão além de cheirar as partes íntimas humanas

  • Os seres humanos possuem 5 milhões de células olfativas, já os cães, 200 milhões
  • Cães de raças específicas para serem caçadores têm um olfato ainda melhor
  • Alguns cães conseguem sentir o cheiro do tutor a até 2 km de distância, sem contar com a influência de tipo do cheiro e do vento
  • O cachorro tem um canal exclusivo para o olfato, o qual marca o destino do ar ao ser inspirado
  • Existem cheiros que ficam armazenados na memória do cão, relembrando-o o odor mesmo após um bom tempo sem ver a pessoa

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS