Depois anos de crescimento rápido, chegou a hora de o 3º mercado pet do mundo se consolidar. O ano de 2023 foi a oportunidade perfeita para o setor entender os impactos da pandemia e aprender a lidar com a demanda e os hábitos de consumo dos novos e antigos tutores.
Mesmo com alguns indicadores aquém do esperado durante os últimos 12 meses, o segmento destinado aos animais de estimação teve muito o que comemorar e vamos relembrar alguns dos grandes números divulgados durante o último ano.
Os grandes números do mercado pet em 2023
Mercado pet ganhou corpo no e-commerce
O setor tem vivido uma transformação digital acelerada e, entre março de 2020 e fevereiro de 2023, as vendas online efetivadas pelos pet shops registraram um crescimento de 130%.
País soma “terceiros lugares”
Um dos possíveis motores para o crescimento do mercado pet no geral é a alta concentração de animais de estimação no país. Atualmente, o Brasil já detém a 3ª maior população pet do mundo.
O contingente de pets no Brasil superou o do Reino Unido. Com mais de 149 milhões de animais de estimação, o país só perde para China e Estados Unidos. Os dados são da consultoria alemã GFK, a partir de entrevistas com 27 mil pessoas em 22 países.
Além dessa “medalha de bronze”, o mercado pet brasileiro pulou da 7ª para a 3ª posição mundial em dois anos. Nesse quesito, os norte-americanos e chineses novamente são os únicos à nossa frente.
Relevância para o PIB
Um mercado tão vasto e difundido fez com que a participação do setor no PIB nacional se tornasse a maior do mundo. A representatividade do segmento chega a 0,386%, segundo análise da Vetnil com base em indicadores do Banco Mundial e da Euromonitor.
Representatividade do mercado pet no PIB do país (%)
Demanda aqueceu o mercado de trabalho
Para lidar com uma demanda cada vez maior, o mercado de trabalho para o setor está aquecido. Nos 12 meses até abril do ano passado, 2,8 milhões de novos empregos foram criados. Os indicadores consideram os trabalhadores de pet shops, clínicas e hospitais veterinários, além de indústrias e distribuidoras especializadas.
Novos negócios também avançam
Para aqueles que querem empreender, o mercado pet também se mostra um terreno fértil. Afinal, o varejo pet ganha 18,2 mil novos negócios nos 12 meses até março de 2023.
Apesar de uma ligeira queda na comparação com o mesmo período anterior, o volume é 33% superior ao de 2019 – antes da chegada da pandemia. No geral, a expectativa da Euromonitor era de que o mercado pet movimentasse mais de R$ 37 milhões em 2023, solidificando o canal como um dos principais na América Latina.
Já o Instituto Pet Brasil pisou no freio do otimismo e reviu para baixo o crescimento do mercado pet no ano. Diferentemente do apontado no primeiro semestre, R$ 68,4 milhões, o montante foi avaliado em R$ 67,4 bilhões. Houve um avanço de 12% frente a 2022, mas este foi o crescimento mais baixo para os últimos três anos.
Gasto mensal dos tutores foi apurado
Mensalmente, os tutores brasileiros costumam gastar, em média, R$ 450. Essas despesas englobam os gastos em pet shops e também em clínicas veterinárias. Desse total, 62% teve como canal o varejo pet.
Veterinária em alta, mas alerta ligado
Apesar de a medicina veterinária viver um momento de crescente valorização, sendo debatido inclusive um piso salarial para a categoria, o alerta deve continuar ligado.
Isso porque problemas com a saúde mental afetam 84% dos profissionais da área. Eles relataram conviver com casos de ansiedade, depressão e irritação em uma pesquisa inédita, que mapeou a profissão com maior índice de suicídios no Brasil.
Por outro lado, o país lidera quando o assunto são as faculdades de medicina veterinária. Dados do Conselho Regional de São Paulo (CRMV-SP) revelam que o Brasil é a nação com mais cursos para a profissão. Atualmente, existem 536 escolas com autorização de funcionamento, 22 no modelo Ensino a Distância (EaD). No mundo, há 320 programas de educação superior na área.
Esse montante vem sendo alvo de preocupações com a qualidade do ensino. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), inclusive, acionou a Justiça para reivindicar a suspensão de novos cursos.
Carga tributária ainda é dor de cabeça
Outro assunto que arrepia os profissionais do mercado pet, principalmente aqueles que empreendem, é a carga tributária. Afinal, a brasileira é a mais representativa do mundo para o setor. O canal, que já movimenta R$ 60 bilhões e vem se tornando o queridinho do mercado financeiro, tem seu crescimento travado pelo peso dos impostos.