As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Brasil é líder em faculdades de medicina veterinária

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

medicina veterinária

Dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária de São Paulo (CFMV-SP) revelam que o Brasil lidera o ranking dos países com mais faculdades de veterinária no mundo. Atualmente, existem 536 escolas com autorização de funcionamento, 22 no modelo Ensino a Distância (EaD). No mundo, há 320 cursos superiores na área.

Para se ter uma ideia, os Estados Unidos mantêm 32 instituições do gênero, enquanto a Europa inteira reúne 95. O crescimento vertiginoso fica ainda mais exposto na análise dos dados do e-Mec – no Brasil, em 1980, havia 32 cursos de Medicina Veterinária. Em 2015, eles eram cerca de 200.

“Esses indicadores sinalizam um horizonte promissor para o ecossistema pet. A amplitude de profissionais de medicina veterinária enriquece as possibilidades de novas parcerias para pet shops, de modo a agregar mais serviços especializados ao seu portfólio”, avalia Vanessa Lima, gestora estadual do Sebrae-SP.

Total de faculdades de medicina veterinária (top 5)

medicina veterinária
Fonte: CRMV-SP

Líder em profissionais ativos

O estudo do CRMV-SP também mostra que o Brasil conta com o maior número de médicos veterinários ativos, totalizando 154.580 profissionais em atuação no mercado.

Total de médicos veterinários
(em mil profissionais)

medicina veterinária
Fonte: CRMV-SP

Já o panorama da rede de atendimento para animais de estimação contabiliza 27 mil clínicas e 941 hospitais veterinários. O país ainda tem mais de 10 mil consultórios, 130 ambulatórios e 1.900 laboratórios de análises clínicas.

“O próximo passo é acelerar a melhoria da performance dessas instituições. O segmento de serviços veterinários representa 9,5% do faturamento do mercado pet no Brasil. Já nos Estados Unidos, a participação chega a 30%”, comenta Marcelus Sanson, diretor internacional da Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV). A entidade projeta atuar em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal até o fim do ano.

Cursos de medicina veterinária na mira de conselho federal

O volume de cursos de medicina veterinária, no entanto, vem ampliando as atenções das entidades representativas do setor.

Entre 2018 e 2021, o Ministério da Educação (MEC) aprovou 40 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação de Medicina Veterinária. Porém, segundo estudo da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), nenhum desses possíveis novos cursos, pertencentes a instituições privadas, apresenta condições mínimas de funcionamento. Os dados foram obtidos por meio do Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC), a partir de um termo de colaboração firmado entre o conselho e o próprio ministério.

O levantamento motivou o conselho a ajuizar uma Ação Civil Pública (ACP), na qual pede a suspensão, por cinco anos, dos processos e atos autorizativos relacionados a novos cursos e vagas na área da medicina veterinária. O CFMV reivindica essa medida até que seja possível verificar a qualidade dos cursos existentes e reformular o marco regulatório do ensino superior.

“Muitos jovens estão sendo formados de maneira inadequada para lidar com vidas animais e humanas, especialmente no âmbito dos cursos a distância”, comenta a professora Maria José de Sena, presidente da CNEMV e ex-reitora da Universidade Federal de Pernambuco.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS