
Uma entidade alemã de comércio e indústria de animais de estimação revelou dados interessantes sobre a popularidade de cães e gatos no país.
Em 2023, havia 34,3 milhões de cachorros e felinos vivendo em lares alemães. Segundo relatório produzido para a Pet Supplies Industry Association (IVH), quase metade dos lares na Alemanha (45%) tinha pelo menos um animal de estimação. A pesquisa foi conduzida em 5 mil domicílios.
Mas, afinal, qual é o pet mais popular na Alemanha?
Os gatos continuam sendo o animal de estimação número um na Alemanha. Um total de 15,7 milhões de felinos viviam em 25% dos lares alemães. Entre esses lares, 42% tinham dois ou mais gatos.
Os cães também são populares, com 10,5 milhões de cachorros presentes em 21% dos lares. Além disso, 5% dos lares alemães tinham 4,6 milhões de pequenos animais, como coelhos, porquinhos-da-índia, hamsters e ratos.
Em lares com crianças, 67% possuem um animal de estimação. Além disso, bichos domésticos são comuns em domicílios de pessoas solteiras, com 33% desses lares tendo um pet.
A distribuição etária dos donos de animais de estimação não mudou nos últimos anos. Muitos proprietários de animais estão na meia-idade:
- 19% têm entre 30 e 39 anos;
- 18% têm entre 40 e 49 anos;
- 22% têm entre 50 e 59 anos;
- 25% com mais de 60 anos.
Crescimento nas vendas de ração e suprimentos
Apesar das condições econômicas desafiadoras, a indústria de animais de estimação na Alemanha continuou a crescer em 2023. As vendas totais alcançaram 5,6 bilhões de euros, cerca de R$ 31 bilhões, um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior.
O comércio online contribuiu com 1,3 bilhão de euros, aproximadamente R$ 7,2 bilhões. Os dados são do portal Pet Food Industry.