As vendas online de pet shops cresceram 130% entre marรงo de 2020 e fevereiro deste ano, confirmando a acelerada transformaรงรฃo digital do setor. No ano passado, o faturamento acumulado com e-commerce totalizou R$ 2,8 bilhรตes.
Segundo o Instituto Pet Brasil, a projeรงรฃo para este ano รฉ de uma receita superior a R$ 3,3 bilhรตes. โA ampla capilaridade da rede varejista, que rapidamente adequou suas modalidades de entrega ao contexto de isolamento social, foi determinante para o mercado pet superar as turbulรชncias econรดmicas estimuladas pela pandemiaโ, comenta Nelo Marraccini, presidente do conselho consultivo da entidade.
Digitalizaรงรฃo das PMEs pode puxar vendas online
O dirigente ainda enxerga um amplo potencial de crescimento, a julgar pelo aumento de 129% nos gastos com animais domรฉsticos e pela representatividade ainda baixa do ยญยญe-commerce no volume de negรณcios do setor โ 5,6%. E o potencial das pequenas e mรฉdias desponta como principal motor dessa expansรฃo. โHoje, 80% do movimento do mercado pet รฉ resultante do esforรงo de empreendedores de menor porte. Poucas dessas empresas, porรฉm, ainda ocupam plenamente o ambiente virtualโ, contextualiza.
De olho nessa demanda reprimida, comeรงam a surgir iniciativas para acelerar a digitalizaรงรฃo de pet shops. ร o caso da central de compras exclusiva para pequenos e mรฉdios empreendedores, idealizada pelo Sindilojas-SP.
A expectativa รฉ reunir estabelecimentos atuantes no estado de Sรฃo Paulo, o que inclui, alรฉm de pet shops, lojas de suprimentos e farmรกcias veterinรกrias. O objetivo รฉ viabilizar uma negociaรงรฃo coletiva com a indรบstria e a aquisiรงรฃo de maiores volumes com descontos, atรฉ entรฃo, concedidos somente ร s grandes redes.
Para dar vazรฃo ao projeto e acelerar o nรบmero de adesรตes, o sindicato realizou no ano passado uma pesquisa para mapear o perfil dos pontos de venda e o comportamento de consumo. โCom base em anรกlises da nossa Cรขmara Setorial de Lojistas de Pet Shop, esse modelo tem potencial para reduzir os preรงos em 15% a 20%โ, reforรงa Aldo Macri, vice-presidente do Sindilojas-SP
Por meio da plataforma, os lojistas planejam tambรฉm obter mais flexibilidade em prazos de pagamento e realizar aรงรตes promocionais de venda. โMas muito alรฉm de um canal para aprimorar a competitividade dos lojistas, as compras coletivas possibilitam ampliar a rede de relacionamentos setoriais. No momento em que o paรญs enfrenta uma alta generalizada de preรงos, essa central pode fazer toda a diferenรงa para o varejistaโ, complementa.