As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

As raças de cães proibidas ao redor do mundo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

As raças de cães proibidas ao redor do mundo
Foto: Freepik

Em alguns países, certas raças de cães enfrentam restrições ou até mesmo proibições devido ao potencial de perigo que representam para a sociedade. Há ainda a proibição da criação de raças devido a problemas genéticos que causam sofrimento a eles. Abaixo, listamos os cães proibidos ou restritos em diferentes partes do mundo.

Por que certas raças de cães são proibidas ou restritas?

Pitbull Bull Terrier

Segundo informações do Estadão, a raça surgiu pelo cruzamento dos buldogues antigos e dos terriers no século 19. Leal e inteligente, esse cão está proibido ou tem restrições no Reino Unido, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, França, Nova Zelândia e Noruega.

Dogo argentino

Essa raça foi desenvolvida para fins de caça em 1920 na Argentina. Dominante e protetor, resultado da miscigenação entre cães como boxer, pointer e mastiff, esse cão está proibido no Reino Unido.

Fila brasileiro

Esta raça tem origem brasileira. Ainda conforme a publicação, vem dos cruzamentos entre dogues, mastifes e Santo Humberto. Está proibida no Reino Unido e na Noruega.

Rottweiler

O Rottweiler, um dos cães mais populares do Brasil, tem potencial para se tornar agressivo quando não é adequadamente treinado. Por essa razão, a raça criada no sul da Alemanha está proibida nos Estados Unidos.

American Bully XL

Após aumento nos ataques, tanto a Inglaterra quanto o País de Gales passaram a proibir cães da raça American Bully XL que não estejam registrados. Além do registro, é necessário que o animal possua microchip, seja castrado e mantido em local seguro.

Bulldog Inglês

Os cães desta raça enfrentam graves problemas respiratórios e articulares. Muitos têm dificuldades reprodutivas, levando à inseminação artificial das fêmeas, já que os machos têm dificuldade em cruzar. Os filhotes costumam nascer por cesariana. Em 2022, a Noruega proibiu a criação dessa raça.

Cavalier King Charles Spaniel

Esta raça apresenta problemas neurológicos que resultam em convulsões de difícil controle, além da transmissão de genes que provocam distúrbios nas válvulas do coração, ocasionando problemas cardíacos, bem como outras doenças genéticas. Em 2022, a Noruega também proibiu a criação dessa raça.

Todas as raças são permitidas no Brasil. Porém, no Rio de Janeiro e em São Paulo cães da raça pitbull devem utilizar focinheira e enforcador enquanto estiverem em locais públicos.

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS