A população de pets no Brasil superou a do Reino Unido e já está entre as três maiores do mundo. Com mais de 149 milhões de animais de estimação, o país só perde para China e Estados Unidos. Os dados são da consultoria alemã GFK, a partir de entrevistas com 27 mil pessoas em 22 países.
População de pets no mundo – top 4 (em milhões)
Considerando a proporção de pets por habitante, o Brasil também ocupa a terceira colocação – 76% da população tem pelo menos um animal em casa, contra 82% da Argentina e 81% do México.
Os cachorros seguem como a preferência nacional e estão presentes em 58% dos lares brasileiros, bem acima da média mundial de 33%. Os gatos residem em 28% das casas, enquanto os percentuais são de 11% para aves e 7% para peixes.
População pet no Brasil sob claro impacto da pandemia
Os indicadores da população pet reforçam os impactos da pandemia para a presença destacada do Brasil no ranking. E outro dado confirma essa tendência. Dos atuais donos de bichinhos, 23% tornaram-se tutores de primeira viagem durante o período da Covid-19.
Mas na visão de Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Pet Brasil, algumas características do mercado pet também contribuíram para absorver essa demanda.
“O setor conseguiu contornar as turbulências da pandemia reforçando a produção eminentemente nacional, o que nos torna menos reféns das oscilações internacionais. A ampla capilaridade da rede varejista, que rapidamente adequou suas modalidades de entrega ao contexto de isolamento social, também foi um fator determinante”, analisa.
Pequenos pet shops são maiores canais de acesso
O estudo avaliou também os canais de acesso para compra de produtos e serviços pet. E os pet shops de pequeno e médio porte são dominantes, perfazendo praticamente metade de todas as vendas do setor (48,7%), com movimento de R$ 29,3 bilhões.
Com um aumento de 17,3% em relação a 2021, as clínicas e hospitais veterinários se mantiveram como segundo principal canal de acesso aos produtos e serviços. Com R$ 10,9 bilhões, representam 18,1% do faturamento total.
Principais canais de acesso para compras (em bilhões de R$ e %)
Sob estímulo do incremento da população de animais de estimação, o setor de pet shops registrou a abertura de 18,2 mil negócios em 2022. Apesar de uma ligeira queda na comparação com o mesmo período de 2021, o volume é 33% superior ao de 2019 – antes da chegada da pandemia.
Os microempreendedores individuais (MEI) compõem a fatia majoritária de novos negócios no varejo pet. Foram iniciadas 15,5 mil atividades com essa classificação.