As universidades de veterinária do Brasil ganham novo reconhecimento internacional. Os cursos oferecidos pela Unesp e pela USP foram classificados entre os 100 melhores do mundo. O ranking foi divulgado pela consultoria britânica QS Quacquarelli Symonds, maior rede de educação superior do mundo.
De acordo com a QS World University Rankings by Subject 2024, na categoria Ciências Veterinárias, ambas as instituições brasileiras se destacaram, ficando entre as posições 51ª e 70ª.
Os critérios da avaliação abrangeram a qualidade do corpo docente, a reputação do empregador, os resultados de pesquisa, incluindo o volume e o impacto das publicações, a satisfação dos alunos, os resultados de aprendizagem e a preparação para a carreira.
Os cursos de medicina veterinária na Unesp são ministrados nos campi de Araçatuba, Botucatu e Jabotical ao longo de cinco anos letivos. Já a graduação na USP é acontece na capital paulista e em Pirassununga, com a mesma duração.
Na edição deste ano, o estudo avaliou 1.559 instituições. O primeiro recorte analisa o desempenho das universidades em cinco áreas (Artes e Humanidades, Engenharias e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais, e Ciências Sociais e Gestão). A segunda etapa do ranking analisa o desempenho das instituições em 55 áreas específicas do conhecimento.
Top 10 universidades de veterinária do mundo
No ranking do curso de medicina veterinária, a Royal Veterinary College, em Londres, ocupa o primeiro lugar, seguida pela University of California e pela Cornell University, ambas nos Estados Unidos.
A lista inclui instituições de diversos países, como África do Sul, Canadá, Bélgica, Holanda, Nova Zelândia, Egito e Paquistão.
Da América Latina, apenas o Brasil e o México estão representados, com a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) sendo a única instituição mexicana.