O novo modelo de franquia da Petland, que propõe formato e custo mais acessíveis com foco exclusivo em banho e tosa, fez crescer em 25% a conversão de lojas independentes à rede em 2024, na comparação com o ano anterior.
Com 150 unidades espalhadas por mais de 80 cidades em 18 estados, a varejista apresentou esse resultado durante o Petland Day, evento realizado em Alphaville (Barueri-SP) na última semana, com cobertura exclusiva do Panorama PetVet. O encontro mobilizou 129 candidatos a franqueados.
Em um setor cada vez mais dominado por grandes redes, como Petz, Cobasi e Petlove, a Petland vem procurando reforçar seu posicionamento como uma aliada do varejo pet independente, oferecendo conteúdo relevante, troca de experiências e apoio prático para quem enfrenta os desafios diários de operar um pet shop. “O evento tem como principal objetivo ajudar esses profissionais, de forma gratuita, a entenderem as tendências do mercado e lidar com algumas dores associadas a fluxo de caixa, compras e planejamento”, explica Rodrigo Albuquerque, CEO, fundador da marca no país e colunista do portal Panorama PetVet.
Proprietária do pet shop Bola de Sabão, em Hortolândia (SP), e uma das convidadas do evento, Beatriz Vitória Soares Correia destacou a busca por mais conhecimento e métodos para aprimorar o negócio. “Me chamou bastante atenção o sistema de agendamento online, o que traz muita praticidade tanto para o cliente como para a equipe. Várias práticas me inspiraram e pretendo aplicar no meu próprio negócio, principalmente na área de marketing e tecnologia”, conta.
Franquia da Petland foca em banho e tosa e programa de afiliados
O sistema de franquia da Petland caminha na contramão da concorrência, que aposta na diversificação de serviços, como planos de saúde e redes hospitalares. A rede decidiu manter o foco na operação básica de um pet shop, especialmente em banho e tosa. “Precisamos fazer cada vez melhor o que já fazemos bem, o que nos levou a investir em um modelo de franquia mais econômico. Antes mesmo do lançamento oficial já tínhamos interessado, inclusive um franqueado atual que mantém sete lojas”, enfatiza o CEO.
Esse novo modelo de franquia mais enxuto, voltado exclusivamente para os serviços de banho e tosa, facilita a entrada de novos empreendedores no setor. “A ideia é que o pequeno e médio varejista comece com o banho, colocando um pé no negócio. E, se gostar e tiver bons resultados, pode evoluir para a conversão da loja completa. Foi tudo pensado para ser uma porta de entrada acessível e estratégica”, destaca.
A empresa também aposta em parcerias por meio do programa Afiliados Petland, voltado a lojistas independentes que desejam se capacitar e acessar conteúdos estratégicos sem aderir integralmente ao modelo de franquia.
Daniel Navarro, sócio do Patinhas Urbanas, day care e pet shop na zona norte da capital paulista, aderiu ao programa recentemente. “Nossa meta inicial era ter acesso aos cursos disponíveis na plataforma, com conteúdos sob medida para aperfeiçoar a gestão. A tecnologia utilizada nesse serviço, incluindo inteligência artificial, também é um dos incentivos para essa aproximação”, relata Navarro.
Já Fabiano Guaraldo, do pet shop Novopet, também na Zona Norte de São Paulo, vê nos afiliados uma oportunidade de benchmarking. “Eu me interessei pelo “Afiliados Petland” pela oportunidade de ter troca com quem está no mercado e receber informações atualizadas do setor para comparar com a operação que eu tenho. A filiação pode ajudar no crescimento do meu negócio, pois vamos entender as ferramentas que eles usam e tentar trazer isso para o meu negócio, agregando bastante”, afirma.
Petland apresenta caso de sucesso com assinatura de serviços de banho
Durante o evento, o CEO da Petland, trouxe o empresário Roger Tonidandel, franqueado da primeira unidade em Belo Horizonte (MG), para apresentar seu caso de sucesso. A loja foi inaugurada em fevereiro de 2023 e, como diferencial, o executivo optou pelo serviço de assinatura de banhos para pets.
O resultado do foco deu frutos rapidamente. Em março de 2024, a loja alcançou a marca de 2 mil banhos em um único mês. A evolução foi constante. Em 2024, o negócio registrou 19 mil banhos ao longo do ano. Já em dezembro do mesmo ano, Tonidandel promoveu a ampliação da estrutura de banho e tosa da loja, que apenas entre janeiro e abril de 2025, realizou mais de 8 mil banhos. “Fechamos abril com 444 assinantes. Isso nos levou a 25 mil banhos realizados em apenas 12 meses”, destaca.
O sucesso da loja veio com o modelo de assinatura de banho ilimitado. “Para um cachorro pequeno, por exemplo, você paga R$ 79,90 e dá quantos banhos quiser no mês. Isso aqui não tem igual. Ninguém concorre com a gente”, garante o franqueado.
Para os próximos meses, Roger tem metas ambiciosas de alcançar 600 assinantes, atingir a marca de 9 mil banhos mensais e gerar um faturamento de R$ 600 mil por trimestre, sendo R$ 200 mil apenas com banhos e R$ 80 mil com serviços adicionais.
Operações e expansão com estratégia
Apesar de contar com quatro lojas próprias, a Petland não pretende ampliar essa frente em 2025. A prioridade está no crescimento das franquias em regiões onde a marca já possui presença forte, com foco nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O sell-out da rede já ultrapassa os R$ 200 milhões, reflexo de uma operação enxuta, estratégica e conectada com o mercado. Parte dessa performance vem também da reestruturação logística. Após encerrar as operações do centro de distribuição em 2022, a empresa reformulou o modelo, agora com um parceiro logístico externo
Além disso, a Petland conta com a Pet Choice, marca própria, como um pilar importante. Com foco em higiene, especialmente tapetes e areias, a linha está passando por uma curadoria. “Estamos refinando o mix, tirando itens com pouco volume e apostando no que realmente tem saída e potencial de escala”, explica Rodrigo Albuquerque.
PETLAND Fundação: 2014 Sede: São Paulo (SP) Capilaridade: 150 unidades franqueadas em mais de 80 municípios de 18 estados Meta para 2025: Expandir franquias nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul Investimento inicial (franquia tradicional): A partir de R$ 200 mil Investimento inicial (franquia de banho e tosa): A partir de R$ 90 mil Lucro médio mensal: R$ 15 mil Retorno previsto do investimento: 29 meses Prazo de contrato: 5 anos Royalties: 5% |